5 ações para a melhoria da segurança de acesso ao Aeroporto do Galeão

Essa semana foi anunciado pelo Governador Cláudio Castro um conjunto de ações para melhoria da segurança no acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Essa semana foi anunciado pelo Governador Cláudio Castro um conjunto de ações para melhoria da segurança no acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão, que em uma campanha que iniciamos há cerca de 4 anos, pela ALERJ, com muitas entidades , ganhou dimensão e já está tendo relevantes resultados.

A medida do Governo do Estado, que muito tem se dedicado ao tema, é muito importante, porém existem muitas ações complementares de caráter simples de aumento da sensação de seguranca, que devem ser implementadas no âmbito do Estado e também no âmbito da Prefeitura, que já foram discutidas e até prometidas, porém não foram implementadas até então.

Abaixo segue 5 dessas ações que relaciono:

1- Colocação de motos da PM circulando na Linha Vermelha

Houve uma promessa, com lançamento em alto estilo, de que existiriam motos com policiais circulando permanentemente na Linha Vermelha.

O processo até foi iniciado com a inauguração de uma base na Ilha do Fundão junto a confluência da Linha Vermelha, porém as motos que lá se estacionavam sumiram e pararam de fazer essa circulação.

É fundamental a retomada dessa circulação, com motos devidamente sinalizadas, com luminárias, pois aumentam em muito a sensação de segurança.

Tenho certeza que o Secretário da Polícia Militar, Coronel Henrique, dará prioridade ao resgate, pois sempre foi um entusiasta dessa operação, estranhamente paralisada.

2- Colocação de um Portal de filmagem e registro de placas na Estrada do Galeão

A atual tecnologia permite que com câmeras seja possível fazer automaticamente a leitura de placas e até de rostos de ocupantes de veículos sinalizando possíveis irregularidades.

O arranjo do Aeroporto Internacional do Galeão, e consequentemente da entrada e saída da Ilha do Governador, favorece muito essa implementação por ter um único acesso que é a Estrada do Galeão.

A colocação de um portal que faça essa leitura de placas e rostos, pode permitir que se identifiquem carros roubados e até a entrada de bandidos.

Com inteligência artificial é possível verificar movimentos atípicos de entrada e saída de veículos.

Nesse tema, inclusive já conversei com o Secretário de Segurança, Coronel Henrique, que me disse que já estaria em fase de implementação dessa medida.

Com isso, aquele que acessar saberá que ao entrar é sair da Ilha estará sendo devidamente monitorado, o que reduzirá em muito eventuais riscos nesse trajeto de acesso ao Aeroporto e também da Ilha do Governador.

3- Refazer as anteparas de pistas quebradas na Linha Vermelha

Essas anteparas, que também são de caráter de isolamento sonoro, foram instaladas antes dos Jogos Olímpicos de 2016 e já falei diversas vezes com o Prefeito Eduardo Paes que se comprometeu em trocá-las

Na ocasião, ele me disse que não só iria reparar aquelas que estão quebradas, como trocaria todas.

Esse assunto está demorando profundamente e sua não solução logicamente favorece a entrada e saída rápida de pessoas na Linha Vermelha, o que pode ocasionar acidentes e até operações de roubo a veículos.

Não há mais razão para que não se troquem imediatamente, ou, pelo menos, que se troquem as divisórias quebradas, que inclusive podem ter toda decoração com grafiteiros, tanto para a face voltada para a Linha Vermelha, quanto para dentro da comunidade.

É um assunto que não pode mais ser procrastinado e não há mais razão para não ser executado.

4- Demolição das casas que transcendem a altura das anteparas

Muitas casas foram construídas coladas às divisórias, ficando numa situação superior às divisórias, inclusive algumas construídas sobre um canal de drenagem.

Já foi prometido pelo Secretário de Ordem Pública Municipal, Breno Carnevale, essa demolição, mas ainda não foi realizada e o pior, algumas continuam sendo construídas.

É fundamental que se faça tal limitação. Ou que façam a demolição das casas construídas irregularmente ou em último caso aumentem os tamanhos dessas divisórias, pois as casas não podem exceder a altura das anteparas Linha Vermelha.

5- Retirada dos Ambulantes da Linha Vermelha

A Linha Vermelha é uma linha expressa e não pode ter ambulantes circulando entre carros para venda de produtos.

A presença de ambulantes em uma linha expressa é um risco para esses trabalhadores, assim como também para aqueles que nela fazem seu trajeto, pois muitas vezes meliantes podem aproveitar para se passar por esses trabalhadores e realizar assaltos.

As divisórias quebradas também são um facilitador para a circulação desses ambulantes na Linha Vermelha, aumentando a sensação de insegurança.

A presença de ambulantes tem crescido cada vez mais e deve ser imediatamente coibida pela Guarda Municipal.

Como disse, essas são 5 medidas muito simples e de fácil implementação que se realizadas sinalizam que o processo de fato está mudando em relação a busca da segurança do Galeão, principalmente nesse momento que sediaremos em novembro próximo o encontro da Cúpula do G20, atualmente sob Presidência do Brasil.

Importante ressaltar que nessa importante via irão circular a maior parte das delegações internacionais e Chefes de Estado que virão ao País.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5 ações para a melhoria da segurança de acesso ao Aeroporto do Galeão

4 COMENTÁRIOS

  1. Se tudo for implementado será ótimo! Incrível ninguém falar em transporte marítimo. Estamos numa “ilha”! Voltemos à década de 80 quando tínhamos aqui na Ilha barcas e aerobarcos. Funcionava super bem. Uma estação no Galeão facilitaria os usuários do aeroporto.

    • Sugiro que você veja o vídeo do site Caos carioca no YouTube sobre ligação aquaviária entre o Galeão e o Santos Dumont. Vai desfazer as suas dúvidas.

  2. Louvável o esforço. Mas apenas como medidas paliativas de curto prazo. Até porque a segurança não é o único problema do acesso ao Galeão. Há também a saturação da vias de acesso – linha Amarela, linha Vermelha e Av. Brasil – que, em muitos horários, têm trânsito lento, o que, de alguma forma, diminui a sensação de segurança que querem dar a quem usa o aeroporto. Além de fazerem com que o usuário perca muito tempo retido no trânsito. A médio e longo prazo, é preciso se pensar em transporte de massa que conecte o Galeão ao resto da cidade. Vejam o exemplo de São Paulo. Já vai inaugurar, até o final do primeiro semestre de 2024, o aeromóvel que liga a estação de trens próxima ao aeroporto (aonde chegam trens que vêm direto da estação da Luz, no centro de São Paulo) aos 3 terminais do aeroporto. E olha que esses trens da CPTM ligando a Luz às proximidades do aeroporto já existem há alguns anos. Só que o percurso da estação de trens até os terminais é feito por ônibus da própria concessionária do aeroporto. Agora, será feito por aeromóvel, com capacidade para até 2000 pessoas por hora. Estão muito à nossa frente em mobilidade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui