Estão abertas as inscrições para o 5º Congresso Mundial de Educação do Sesc-RJ, que acontecerá de 23 a 25 de outubro, na sede da instituição no Flamengo, Zona Sul carioca.
Com o tema ”Por uma educação que caiba o mundo: imaginar e realizar ‘inéditos viáveis”’, o evento reunirá grandes nomes do Sul Global, pesquisadores, professores e estudantes. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas online.
No dia 23/10, o congresso iniciará com uma mesa redonda com os palestrantes Ana Patrícia Nogueira (Colômbia), Jeremias Chauque (Argentina) e Mara Karidy (México) sobre propostas educacionais inovadoras.
Em seguida, haverá uma palestra com Gabriel Chalita, educador e assessor educacional do Sesc-RJ. A luta por uma educação decolonial e contracolonial será tema do encontro entre Ana Mumbuka (Brasil), Augustín Lao Montes (Porto Rico) e Stephanie di Chiara (Brasil).
Já em 24/10, a mesa discutirá os desafios contemporâneos da educação com Jorge Enrique García Rincón (Colômbia), Maria Martinha Barbosa Mendonça (Brasil) e Silvia Finocchio de Flasco (Argentina). Haverá ainda minicursos presenciais e apresentações de trabalhos.
Por fim, em 25/10, último dia, o físico Gabriel Guerrer iniciará o evento falando sobre mente-matéria. Posteriormente, haverá uma mesa com Erick Felinto (Brasil), Gandhy Piorski (Brasil), Lua Couto (Brasil) sobre estratégias para a construção de ações relevantes no aqui agora.
O congresso termina com Ivana Bentes (Brasil), José Ángel Quintero Weir (Venezuela) e Wallace Lopes (Brasil), que debaterão relações éticas possíveis entre saberes ancestrais e as novas tecnologias.