O Brasil está totalmente em alta em relação ao turismo. Esse ano, diversas cidade sediaram a Copa da Confederações, em 2014 será a vez da Copa do Mundo. Mas em 2016 será o Rio de Janeiro terá o maior destaque, com as Olimpíadas sendo realizadas inteiramente na cidade. E devido a todos esses holofotes que a cidade irá receber, muitas melhorias tem sido feitas para valorizar ainda mais as belezas cariocas.
Uma das principais mudanças que a cidade terá é em relação ao trânsito, principalmente na região do centro da cidade. Novos caminhos estão sendo construídos e várias ruas estão sendo restauradas para exaltar a beleza de construções antigas da cidade. No ramo dos imóveis, vários prédios históricos já foram tombados para facilitar a administração de imóveis que pertencem ao passado e a história do Rio de Janeiro.
Mas uma medida adota pela prefeitura tem chamado bastante atenção dos turistas e dos próprios moradores da cidade: dezenas de bares da cidade foram tombados como Patrimônio Cultural Carioca. É isso mesmo! Agora os tradicionais bares cariocas estão sendo tombados para proteger a história do Rio. E eles estão por todos os bairros, Copacabana e Centro são os locais que concentram o maior número de bares tombados, porém eles também estão presentes nos bairros da Zona Norte, como é o caso do tradicional “Bar e café Brotinho” que fica localizado no bairro da Tijuca.
E se a questão é tradição, esses bares merecem mesmo estar na lista dos tombados. Separamos alguns dos principais e mais tradicionais bares com algumas dicas de localização e o diferencial do bar. Confira!
1. Bar Brasil
Localizado na Lapa, na rua Mem de Sá, o Bar Brasil é conhecido por oferecer pratos alemães como o famoso doce strudel (uma espécie de torta de banana), mas seu maior destaque é o Chopp que é servido bem gelado.
2. Cosmopolita
Outro tradicional bar da Lapa, região central do Rio, é muito conhecido por ser o local onde foi inventado o Filé à Oswaldo Aranha. O prato foi feito especialmente para o Oswaldo Aranha, diplomata que era freguês do bar.
3. Armazém São Thiago
Localizado em Santa Tereza, era sede de um antigo armazém. Famoso por sua cachaça da casa que é fabricada em Minas Gerais, o bar ainda está sendo administrado pela família do fundador e é um dos mais badalados de Santa Tereza.
4. Adega Pérola
Situado na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, o bar tem uma história muito comovente, pois passou por uma crise financeira, e quase foi vendido para uma rede de bares, porém ele foi “salvo” por um conjunto de frequentadores assíduos do bar que se juntaram para evitar a falência do tradicional bar. Seu prato de maior destaque é o polvo ao vinagrete.
5. Bar Lagoa
Situado na Lagoa, como já dava para prever, é outro que tem bastante história para contar. Ele mudou de nome, pois era chamado de Bar Berlim. Além de se destacar por servir comida alemã, a arquitetura de sua construção é um brilho a parte.
6. Lamas
Localizado numa das mais famosas ruas do bairro do Flamengo, a Marques de Abrantes, o Café Lamas é muito tradicional. Fundado em 1874 no Largo do Machado e mudou sua localização para a atual apenas quatro anos após ser inaugurado. Foi frequentado por figuras ilustres como Getúlio Vargas e Machado de Assis. Atualmente se mantém muito movimentado até a madrugada e é famoso pela canja de galinha.
Diversos outros bares ainda estão na lista dos que foram tombados pela prefeitura do Rio. Vale a pena procurar e conhecer cada um deles, que trazem em sua essência uma parte muito importante da história da cidade.