É primeiro de abril, dia das promessas de campanha, digo, dia da mentira. Não foi fácil fechar essa lista (era muito material), mas conseguimos chegar a 6 mentiras contadas pelo prefeito Marcelo Crivella antes de assumir o cargo ou já durante a gestão à frente do Rio.
Mentir é pecado, dizem as doutrinas religiosas, no entanto, na política do Rio de Janeiro e do Brasil isso passa batido. Tem perdão. Vamos a verdadeira (ou não) lista.
1 – Dignidade às pessoas em situação de rua
Em 2016, Crivella disse que iria ampliar em 4 mil o número de vagas em centro de acolhimento. Três anos depois, a meta não foi cumprida. O número de pessoas passando necessidade nas ruas do Rio ainda é muito grande e os abrigos seguem sem espaço e mal avaliados.
2 – Assumir UPAs
O prometido era, até o final do ano passado, que 16 UPAs estaduais localizadas no município do Rio de Janeiro passariam a ser geridas pela Prefeitura. O prometido não virou realidade.
3 – Melhorias para as Clínicas da Família
O plano de governo do prefeito dizia que o melhoramento do Programa Clínica da Família era prioridade. Basta ir a uma das unidades que dá para ver que a promessa não foi cumprida. Muitas clínicas não têm recursos básicos. Em algumas, falta até papel higiênico.
4 – Estender o prazo do Rio Card
Foi dito pelo prefeito que o tempo para uso do Bilhete Único Carioca subiria para 3 horas. Todavia, o prazo para integração entre meios de transporte segue duas horas e 30 minutos.
5 – Limpeza urbana e pavimentação
Durante a campanha de 2016, um dos objetivos era modernizar os serviços públicos, como limpeza das áreas públicas, iluminação, saneamento, além qualidade do revestimento asfáltico das ruas e avenidas. Mais uma meta que não foi alcançada.
6 – Saneamento básico
Entre as promessas de Crivella estava resolver definitivamente, através de uma parceria entre a Comlurb e a Cedae, os problemas de saneamento, abastecimento de água e limpeza urbana das 20 principais comunidades do município. Obviamente, nada mudou nesse quesito.
Enquanto isso, o pedido de impeachment do prefeito se torna cada vez mais real, verdadeiro.