7 lugares para você acampar no Rio de Janeiro 

O DIÁRIO separou uma listinha com dicas e lugares para quem gosta de um passeio pela natureza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fazenda Boa Vista dos Leões

Fugir da rotina, se conectar com a natureza e explorar as trilhas, praias e montanhas parece algo incomum no nosso dia a dia. A verdade é que todos precisam de um descanso e, pensando nisso, o DIÁRIO DO RIO listou alguns lugares para você acampar e se aventurar no Rio de Janeiro que é repleto de ecoturismo. Vale lembrar que o DIÁRIO também já trouxe dicas para um bate volta no Rio.

Antes da listinha desses lugares, algumas dicas para se programar para o passeio: 

  • Clima: Confira as condições climáticas na época do passeio
  • Infraestrutura: Verifique a infraestrutura do local, como banheiro, chuveiros e energia elétrica. Caso não tenham experiência em acampar, prefira as opções que possuem uma estrutura mais completa e de fácil acesso
  • Política do camping: Vários campings possuem regras e é essencial que você se informe sobre isso antes. Veja se eles permitem fogueiras, se há limitação de sons e barulhos ou restrições de horários

Vá preparado, leve: 

  • Barraca
  • Saco de dormir
  • Isolante térmico
  • Lanterna
  • Kit de cozinha: panelas, pratos, talheres, fogareiro etc
  • Bolsa térmica
  • Garrafa com água
  • Kit de primeiros socorros
  • Mochila
  • Roupas de mergulho
  • Tênis confortáveis para trekking
  • Protetor solar e repelente

Confira a lista dos lugares que você pode acampar no Rio de Janeiro: 

Advertisement

1 – Praia do Sono – Paraty 

Praia do Sono
Vista da Praia do Sono (foto: Alvaro Tallarico)

A praia fica em Paraty, cidade localizada há 245km do Rio de Janeiro. Lá, há vários campings disponíveis: alguns na beira da praia e outros mais pra dentro, no gramado. A estrutura é ótima, com muitos restaurantes simples oferecendo PFs com peixe fresquinho, moradores vendendo bolo de cenoura e tem até pizzaria! O contato com a natureza e a beleza do lugar com certeza vão te encantar. Vale a pena fazer esta viagem em feriados ou até finais de semana.

2 – Visconde de Mauá

cabanas da maromba area externa 15 7 lugares para você acampar no Rio de Janeiro 
Cabanas da Maromba | Camping e Pousada em Visconde de Mauá / Foto: Reprodução

A região de Visconde de Mauá está no eixo RJ-SP numa área de proteção ambiental no alto da Serra da Mantiqueira na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia. O diferencial da região está na abundância de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas. Acampar em Maromba, uma das vilas da região, pode ser uma boa opção, pois você fica bem próximo das cachoeiras. É válido explorar as trilhas por lá.

3 – Aventureiro / Ilha Grande

Se você procura um lugar para ouvir as ondas do mar e curtir a noite à luz de velas ou à luz do luar, você acaba de encontrar. Muita paz e calmaria para relaxar bastante e recarregar as energias! São 500m de areia branca, com diversos campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Tudo muito simples e com a estrutura necessária.

Para chegar até lá, você pode pegar barcos direto de Angra dos Reis ou de Abraão, a vila mais povoada da Ilha Grande. Também há a possibilidade de fazer uma trilha partindo da Praia de Provetá. É importante saber: há uma capacidade máxima de pessoas na praia, então, evite ir para lá em feriados ou alta temporada!

4 – Lumiar / Nova Friburgo

Lumiar está há 30km de Nova Friburgo, e é o destino perfeito para quem busca contato com a natureza, que por lá é abundante, formada por cachoeiras, rios, corredeiras e Mata Atlântica. As cachoeiras que se espalham pelos arredores são os destaques de Lumiar. Há muitas outras opções, como Poço Verde e a Toca da Onça. Lumiar é pequeno, mas super especial! Você vai encontrar alguns campings próximos às cachoeiras e outros mais pro centrinho da cidade.

5 – Serra da Concórdia / Valença

CachoeiraBonsucesso Foto ArquivoPescredel 7 lugares para você acampar no Rio de Janeiro 
Cachoeira Bonsucesso. Foto: Acervo Parque Estadual da Serra da Concórdia.

A Serra da Concórdia é um paraíso na Mata Atlântica com uma paisagem exuberante. O parque é uma área de preservação ambiental que fica entre os municípios de Valença e Vale do Piauí. A área de camping é gratuita, mas é necessário fazer um agendamento antes por causa da limitação de pessoas no local. Durante o acampamento, experimente fazer trilhas e caminhadas pelo parque para conhecer a fauna e flora da região.

6 – Fazenda Boa Vista dos Leões / Eng. Paulo de Frontin

Com uma vista privilegiada para as montanhas, a área de camping da Fazenda Boa Vista dos Leões fica localizada bem perto da capital do RJ, em Eng. Paulo de Frontin, próximo à Vassouras, Mendes e Paracambi. Para acampar no local, é necessário fazer uma reserva antecipada. A procura por esse local é alta, então é importante se programar com antecedência e se prepare para curtir tudo o que o lugar oferece. O local é bem equipado, com energia elétrica e tomadas para equipamentos.

Na fazenda também há uma casa de apoio para os campistas, com fogão, geladeiras, micro-ondas, quarto e 03 banheiros com ducha quente. Por lá existe também um bar, que oferece um almoço espetacular e bebidas extremamente geladas como todos gostam. É possível reservar barracas e colchonetes.

7 – Camping Búzios

Camping Buzios RJ 7 lugares para você acampar no Rio de Janeiro 
Foto: Reprodução/Na Estrada do Planeta

A menos de 20 minutos a pé da badalada Rua das Pedras, o espaço conta com cozinha equipada, bar e restaurante. Caso o viajante esqueça de levar algo, uma mercearia funciona como quebra galho e vende artigos como bebidas, enlatados, biscoitos e sorvetes. As crianças podem se divertir na área verde, que conta com um pomar. Diárias acessíveis!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 7 lugares para você acampar no Rio de Janeiro 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui