No começo desta semana, a Prefeitura do Rio divulgou uma informação teoricamente satisfatória para o contribuinte carioca: a possibilidade de pagamento do IPTU de maneira parcelada, em até 12 vezes no cartão de crédito.
Entretanto, como dito anteriormente, a novidade, aparentemente, só é legal na teoria. Isso porque a ”Vamos Parcelar Pagamentos e Correspondente”, empresa que tem oferecido o serviço em postos de atendimento da cidade, tem aplicado taxas que acabam deixando o valor total pago a prazo superior ao do carnê da Prefeitura. A informação é do ”Blog do Berta”, que teve acesso a tabelas enviadas, via WhatsApp, por membros da empresa a uma pessoa interessada no serviço.
Na prática, a Prefeitura do Rio se beneficia da ação, pois vai receber, agora no início do ano, o valor total do imposto que os contribuintes parcelaram no cartão, gerando, assim, antecipação de receitas para o município. Porém, a situação não é vantajosa para o pagante, que acaba tendo que arcar com um valor maior à ”Vamos Parcelar” do que se fizesse sem intermediários.
Segundo a Prefeitura, se o contribuinte aderir ao parcelamento do IPTU por cartão de crédito até esta sexta-feira (07/02), consegue um desconto de 7% em cota única. Isso seria possível pois o valor integral é repassado agora pela ”Vamos Parcelar” ao município.
Todavia, ao olhar a tabela da ”Vamos Parcelar”, o que se percebe é que o contribuinte sai em desvantagem. Diretamente à Prefeitura, o pagante pode optar por 10 parcelas iguais. Assim, perde somente o desconto de 7% do valor à vista.
Confira um exemplo de simulação do pagamento de um IPTU de R$ 10 mil à ”Vamos Parcelar”:
Optando por pagar à vista com a ”Vamos Parcelar” ao invés de diretamente à Prefeitura, o contribuinte ganha um pouco mais de tempo para quitar, mas a empresa coloca uma taxa de R$ 5,93% em cima do valor.
A partir de duas parcelas, a taxa da empresa já começa em 8,57%. Em 10 parcelas, a taxa chega a 22,1%.
Aderi ao parcelamento de divida ativa do IPTU-RJ pela Vamos Parcelar, no Banner do site da Prefeitura constava que em 30 dias da adesão a divida já estaria solucionada no sistema, hoje já finalizei por completo o pagamento de 12 parcelas e nada da baixa da dívida que ainda consta em aberto. Questionada, a Prefeitura do RJ se comporta como se nada soubesse da parceria com a empresa Vamos Parcelar. Conseguiria me ajudar? Mais alguem procurou vocês com o mesmo caso?