Inaugurada em abril de 2019, a Operação Detran Seguro ocorre diariamente, geralmente em 4 locais diferentes do estado e cada equipe tem em média 10 agentes. Os locais são definidos após pesquisa e planejamento do setor de fiscalização do Detran-RJ.
A Operação tem a finalidade de verificar a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol e comandos de seta.
Havendo alguma irregularidade, os proprietários recebem uma notificação e têm 7 dias para apresentar ao Detran-RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, as notificações são transformadas em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido.
Desde seu lançamento até janeiro de 2020, os agentes do Detran-RJ fizeram 611 operações, aplicaram 17.032 autos de infração e abordaram 29.616 veículos.
As infrações mais comuns foram mau estado de conservação do veículo (33,66%), veículo com licenciamento anual em atraso (29.36%), conduzir veículo sem CNH (7,15%), não portar os documentos obrigatórios (3,75%) e conduzir veículo com o lacre de identificação violado/falsificado (3,7%).
Durante o Carnaval de 2020, a Operação Detran Seguro, é claro, também aconteceu. De 21 a 28 de fevereiro, foram realizadas 18 ações em 9 cidades do Rio. No período, foram abordados 808 veículos, aplicados 586 autos de infração e recolhidos 16 CNHs e 198 CRLVs.
O Detran Seguro reforçou o número de fiscalizações no verão e o no Carnaval. As equipes contaram com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar.
”As operações foram um sucesso. O Detran-RJ se programou para atuar com maior intensidade nesse período de férias e Carnaval. Com as ações, buscamos garantir que todos os veículos circulem com segurança e em boas condições de conservação”, disse Antonio Carlos dos Santos, presidente do departamento.
Entre os veículos abordados nas operações, 367 deles (quase 50% do total) apresentaram alguma irregularidade. Sete foram removidos e 226 foram orientados e retornar aos postos em até 7 dias úteis, com as infrações já regularizadas.