Coronavírus: RJ tem mais de mil pessoas aguardando leitos, com 500 em estado grave

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

Até o início da tarde desta quarta-feira (06/05), mais de 1.100 pessoas aguardavam por leitos para tratamento de Coronavírus em todo o estado do Rio de Janeiro. Desse total, cerca de 500 apresentavam estado grave.

No Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, o paciente Luiz Edmundo de Castro, por exemplo, de 70 anos, aguardava por um leito sendo numa cadeira. Ele chegou à unidade com 50% do pulmão comprometido.

Segundo a direção do hospital, há um consenso de que essa situação não é adequada e, por isso, estão tentando um leito para o paciente.

”Só que ele é hipertenso, diabético, pós-enfartado, não tem condição de deixar um senhor de idade, com 50% do pulmão comprometido. Isso ele tinha na segunda-feira [04/05], sentado numa cadeira. Nós precisamos urgentemente de uma vaga de hospital de UTI”, suplicou uma parente de Luiz Edmundo.

Também na Zona Norte, desta vez no PAM de Irajá, Angelita dos Santos Silva, de 75 anos, está internada há 15 dias. Há cerca de uma semana, ela começou a apresentar um quadro de insuficiência respiratória, pressão alta e febre.

”Ela está entubada. É a única coisa que sabemos desde quinta-feira [30/04]. Esse é mais um pedido de socorro. De mais uma família aflita por uma vaga. Eles não dão notícia para a gente”, disse Samara Rodrigues da Silva, afilhada de Angelita.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde, entretanto, disse estar informando à família, por e-mail, sobre a situação de Angelita.

Já na Zona Oeste da cidade, mais precisamente na UPA de Realengo, Nelson da Silva, de 67 anos, está internado desde o último domingo (03/05). Ainda sem ter a doença confirmada, mas com grande suspeita, teve seu estado de saúde piorado depois de buscar atendimento em outras duas UPAs e não ter conseguido.

”Se o Nelson não for transferido logo, ele pode morrer a qualquer momento. Então, a gente precisa de uma transferência para que Deus possa agir”, disse o genro de Nelson, Fernando Marinho.

Até o último boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na noite desta terça-feira (05/05), o RJ tinha 1.123 mortes causadas pela Covid-19 e 12.390 casos confirmados da doença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Coronavírus: RJ tem mais de mil pessoas aguardando leitos, com 500 em estado grave

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui