MPRJ pede criação de protocolo técnico-científico para que Campeonato Carioca seja retomado

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta segunda-feira (15/06), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) fez algumas recomendações ao Governo Estadual, à Prefeitura do Rio e à Ferj (federação de futebol) acerca do retorno do Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

Segundo o MPRJ, é necessária a existência de um “protocolo técnico-científico” que considere as fases da curva de contágio do Coronavírus. Vale lembrar que, de acordo com o último boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado neste domingo (14/06), o Rio de Janeiro tem mais de 7.600 óbitos causados pela Covid-19 e quase 80 mil casos da doença.

“De acordo com as recomendações, o campeonato só deverá ser retomado quando houver um protocolo técnico-científico que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia e garanta que a retomada dos jogos será precedida de valoração, prevenção e mitigação de risco para os atletas, suas famílias, demais profissionais contratados pelos clubes e envolvidos nos eventos, como profissionais de imprensa e agentes de segurança, e para a sociedade em geral, mesmo que as partidas ocorram sem público”, diz um dos trechos do comunicado do MPRJ.

Neste domingo, o governador Wilson Witzel, o prefeito Marcelo Crivella e o presidente da Ferj, Rubens Lopes, receberam, cada um, uma carta do MPRJ em que se explicava que o protocolo técnico-científico deve ser elaborado conjuntamente por clubes e federação e que o mesmo deve ser aprovado pelas secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Além disso, o Ministério Público fez questão de deixar claro que, caso a competição seja realmente retomada, isso certamente contribuirá para aglomerações de pessoas no entorno dos estádios, quebrando o isolamento social e automaticamente prejudicando o combate à proliferação do Coronavírus.

O MPRJ também solicitou que seja preservada a competitividade do torneio, não havendo, portanto, a exclusão de nenhum clube. Vale lembrar que o Fluminense não concorda com o retorno da competição, ainda não retomou seus treinamentos e, por isso, pode ser eliminado por W.O do Campeonato Carioca.

“O MPRJ também recomenda que seja preservado o caráter competitivo do evento e a legítima expectativa dos torcedores, com a presença de todos os clubes na competição, sem que ocorra a eliminação de quaisquer deles que justificadamente venham, com base nos riscos à saúde decorrentes da pandemia, a discordar das alterações no regulamento referentes à retomada do campeonato”, finaliza o comunicado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MPRJ pede criação de protocolo técnico-científico para que Campeonato Carioca seja retomado

1 COMENTÁRIO

  1. Futebol está fazendo muita falta nos nossos dias por conta dessa pandemia e esse caos que estamos vivendo…Uma coisa que essa pandemia está nos ensinando, é que nosso voto e coisa séria. Veja esse vídeo e faça uma reflexão, não podemos colocar mais pessoas despreparadas no poder, Temos uma ótima opção pra seguir de forma justa e correta, Glória Heloíza, essa veio para mudar!
    https://www.youtube.com/watch?v=O7b2jR4WVTw&feature=youtu.be

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui