O prefeitura decidiu nesta sexta-feira (26/06) antecipar a reabertura do comércio de rua e dos salões de beleza fora dos shoppings na cidade após mais de 100 dias fechados. Neste sábado (27/06), primeiro dia de liberação, a Capital Fluminense registrou filas de clientes nas portas das lojas e intenso fluxo de pessoas circulando no Rio.
No principal ponto comercial da cidade, o Saara, no Centro do Rio, a maioria das lojas já funcionavam normalmente e com grande movimentação de clientes no local.
Em outras regiões da cidade, como na Tijuca e Madureira, na Zona Norte e na Taquara, na Zona Oeste, também foram registradas aglomerações., além de pessoas sem máscaras.
Equipes da Vigilância Sanitária também fiscalizavam os comércios para checar se os funcionários e proprietários cumpriam as regras estabelecidas pela prefeitura.
Entre as medidas de segurança que devem ser adotadas, estão: Funcionar com 1/3 da capacidade; portas abertas; cumprir o distanciamento; ter material para lavagem de mão no banheiro.
Já para os salões de beleza e barbeiros: Funcionar com agendamento; sem sala de espera e sem servir bebidas e alimentos.
A reabertura comércio estava previsto para ser incluído na terceira fase da reabertura das restrições em atividades do Rio em função da pandemia do novo coronavírus, no dia 2 de julho.
A retomada do funcionamento das lojas, entretanto, foi antecipada porque, segundo o prefeito Marcelo Crivella, “as curvas” relativas ao coronavírus estão caindo.
[…] nova etapa, além do comércio de rua como um todo, incluindo salões de beleza e barbearias, que já estão funcionando desde o último sábado (27/06), poderão reabrir bares, restaurantes e academias de […]