Após autorizar o banho de mar nas praias do Rio, mas mantendo a proibição de ocupação das areias, o prefeito Marcello Crivella anunciou que irá limitar a presença de pessoas no local através de demarcações, e de um aplicativo que irá agendar horário e lugar na orla da cidade. A decisão de criar a ferramenta tem como objetivo impedir a aglomeração de pessoas nesses espaços, que mesmo estando vetados, seguem registrando grande fluxo de pessoas.
O prefeito não deu previsão para o início da ação e afirmou que os detalhes sobre como funcionará o plano serão divulgados ainda esta semana.
A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, dia (10/08), durante a cerimônia de apresentação da equipe médica que será enviada a Beirute, capital do Líbano, onde pelo menos 158 pessoas morreram e 300 mil ficaram desabrigadas depois de uma explosão no porto.
“As pessoas vão poder ocupar essas demarcações pelo horário que chegarem e também reservando no aplicativo. A ideia é que assim a gente consiga organizar melhor o que hoje não está bom“, explicou o prefeito.
Crivella também pediu para que as pessoas evitem ficar próximas quando forem tomar banho de mar.
“Essa semana nós vamos fazer a organização das praias para que as pessoas mantenham o afastamento na areia, e o que a gente pode fazer é o apelo que sempre fazemos. Não podemos aglomerar. Peço que quem está indo a praia para tomar banho que não aglomerem nas areias” afirmou.
Neste fim de semana, os cariocas aproveitaram os dias de sol para curtir as praias da Zona Sul. No domingo, apesar de mais vazias do que no sábado, as areias e calçadões foram novamente palco de irregularidades, uma vez que a falta de fiscalização deixou banhistas e vendedores à vontade pra desrespeitar as regras sanitárias estabelecidas pela prefeitura. As praias do Leme e do Arpoador eram onde se concentravam maior número de banhistas.
Apesar de permitidas somente nos dias de semana, muitos praticavam esportes coletivos, como vôlei, futevôlei e altinha sem serem incomodados. Outras pessoas estenderam suas cangas na areia — o que também ainda não está permitido — em meio a ambulantes vendendo bebidas alcoólicas e alimentos como camarão, milho e queijo coalho, quando somente produtos industrializados estão autorizados a serem comercializados.
[…] O agendamento para frequentar as praias do Rio de Janeiro passará por uma consulta pública, para saber qual é a avaliação da população sobre a iniciativa. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (12)/ pelo prefeito, Marcelo Crivella, que não detalhou como será feita essa consulta. […]
[…] como será a liberação para que a população carioca volte a utilizar as areis. Segundo ele, o aplicativo que está sendo criado pela Prefeitura será destinado somente a idosos e pessoas com deficiência, com o público geral tendo acesso à […]
[…] na noite desta segunda-feira (10/08). A reserva por um lugar na orla será feita por um aplicativo já havia sido anunciada. Segundo as informações da prefeitura isso vai garantir o distanciamento e evitar […]
[…] vez mais perto de ser concretizada, a ideia da Prefeitura do Rio de Janeiro de demarcar territórios nas praias cariocas para evitar as aglomerações que têm acontecido não foi bem vista por especialistas. Segundo o […]
[…] vez mais perto de ser concretizada, a ideia da Prefeitura do Rio de Janeiro de demarcar territórios nas praias cariocas para evitar as aglomerações que têm acontecido não foi bem vista por especialistas. Segundo o […]
Só para gastar dinheiro público!
Uma solução mais barata seria estabelecer a liberação de acordo as faixas de horário do dia para cada grupo pela inicial do nome, no caso de pessoas individualmente consideradas, ou do responsável maior de idade, que estejam com as crianças.
Isso porque vai precisar contratar empresa… tem que apurar essas empresas com contrato junto à Prefeitura para desenvolvimento de softwares, ou que forneçam mão de obra para atuar junto à área de TI da Prefeitura, auxiliando no desenvolvimento de aplicações…