Os primeiros resultados de segurança e eficácia da vacina de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca, que passa por testes no Brasil e que se chama AZD1222, contra a Covid-19 serão apresentados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro.
A informação foi dada por Rosane Cuber, vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, da Fiocruz, durante oficina sobre o tema nesta quarta-feira (4/11).
Segundo Rosane, um “pacote” de informações está sendo repassado à Anvisa desde setembro sobre as etapas de produção no Brasil.
A expectativa é que a vacina seja aprovada em fevereiro e disponibilizada à população em março.
Em paralelo, a Fiocruz trabalha no desenvolvimento, a médio prazo, de pelo menos outras 4 vacinas – como a sintética e a de subunidade – para imunizar a população. Essas, no entanto, ainda estão em estudos pré-clínicos (com animais).
Segundo Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, os testes mundiais, com mais de 57 mil voluntários em 7 países, têm se mostrado bastante consistentes.
“O que se mostrou até agora é uma resposta extremamente desejável nos pacientes idosos, que é uma população mais vulnerável no combate à Covid-19”, disse.
Krieger diz ainda que serão entregues 210,4 milhões de doses em 2021 — 100 milhões só no primeiro semestre.
“A vacina vem sendo produzida a um preço bastante acessível, a preço de custo. O acordo prevê a entrega de mais de 200 milhões de doses em 2021“.
Como funcionam as 3 fases da vacina
Nos testes de uma vacina – normalmente divididos em fase 1, 2, e 3 – os cientistas tentam identificar efeitos adversos graves e se a imunização foi capaz de induzir uma resposta imune, ou seja, uma resposta do sistema de defesa do corpo.
Os testes de fase 1 costumam envolver dezenas de voluntários; os de fase 2, centenas; e os de fase 3, milhares. Essas fases costumam ser conduzidas separadamente, mas, por causa da urgência em achar uma imunização da Covid-19, várias empresas têm realizado mais de uma etapa ao mesmo tempo.
Antes de começar os testes em humanos, as vacinas são testadas em animais – normalmente em camundongos e, depois, em macacos.