A Agenda Rio-2030 reuniu diagnósticos e apresentou propostas para reduzir a desigualdade na Região Metropolitana do Rio, assim como tem sido feito nas últimas 3 eleições. Lançado pela Casa Fluminense, em parceria com outras organizações da sociedade civil, o relatório tem sido entregue a candidatos a prefeito e vereador de pelo menos 16 cidades.
No total, são 100 propostas de políticas públicas divididas em 10 temas: habitação, emprego, transporte, segurança, saneamento, saúde, educação, cultura, assistência social e gestão pública, sendo algumas delas consideradas prioritárias. A ideia é apresentar às candidaturas do legislativo e do executivo ações a serem realizadas na próxima gestão municipal, com base em um diagnóstico que foi traçado através do Mapa da Desigualdade de 2020, publicado pela Casa Fluminense em julho.
“O objetivo é influenciar candidaturas e programas de governo para ampliar a participação da sociedade civil no debate público. Algumas das propostas já foram utilizadas em programas de candidatos. A ideia é justamente essa, oferecer às candidaturas propostas de justiça social no combate à pobreza, ao racismo, ao machismo e à degradação do meio ambiente. Queremos deixar um legado para as próximas gerações”, Vitor Mihessen, coordenador da Casa Fluminense, explicou ao jornal O Dia.
A Agenda Rio-2030 têm sido entregue aos candidatos à prefeitura de sete municípios: Rio, Belford Roxo, São João de Meriti, Queimados, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói e São Gonçalo. Vereadores dessas cidades e de Japeri, Nilópolis, Petrópolis, Mesquita, Seropédica, Maricá, Guapimirim e Magé, também já receberam. Muitos deles se comprometeram a se voltar para as propostas do relatório.