O governo federal proporcionou um grande alívio financeiro para asilos no Estado do Rio de Janeiro com a liberação de mais de R$ 9 milhões para 111 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A verba chega em um momento em que muitos asilos enfrentam dificuldades de custeio por conta da queda nas doações durante a pandemia de Covid-19.
O auxílio emergencial foi liberado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A interlocução com o governo federal foi feita pela deputada estadual Rosane Felix (PSD).
A ministra Damares Alves destacou o trabalho da parlamentar, que vem realizando treinamentos com sua equipe de gabinete sobre políticas públicas. A equipe da deputada fez um diagnóstico nos asilos (ILPIs) em todo Estado, além de orientar as instituições para realizarem cadastramento junto ao governo federal e pleitearem o recurso emergencial.
“Pela primeira vez na história as instituições no Estado do Rio recebem recursos diretamente do governo federal. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro, à ministra Damares e ao secretário nacional do Idoso Antônio Costa pela seriedade e sensibilidade com nossos idosos. Estamos fazendo política sem palavras vazias, mas com amor ao próximo, resultando em trabalho que está servindo à população, garantindo transformação na vida das pessoas idosas”, afirma a deputada Rosane Felix.
O valor de R$ 9.649.322,70 foi distribuído por todas as regiões do Estado. Veja os municípios com asilos beneficiados: Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, Angra dos Reis, Paraty, Araruama, Paty do Alferes, Barra Mansa, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Pinheiral, São Gonçalo, São João da Barra, São João de Meriti, Seropédica, Teresópolis, Petrópolis, Três Rios, Valença, Belford Roxo, Paracambi, Bom Jardim, Paraíba do Sul, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Mesquita, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Queimados, Resende e Rio Bonito.