Qual a primeira coisa que faz um novo governante? É mudar a identidade visual, e não foi diferente do primeiro dia de Eduardo Paes (DEM) a frente de sua 3ª gestão como Prefeito do Rio. Desta vez foi mantido o brasão da cidade com o fundo azul e a tipografia “Rio Prefeitura” em branco, no entanto, com nova disposição gráfica.
O brasão da cidade traz elementos como: coroa mural de cinco torres, símbolo da cidade-capital; escudo português em campo azul, cor que simboliza a lealdade; ramo de carvalho que representa a força; golfinhos simbolizando a cidade marítima; barrete frígio, símbolo do regime republicano; e o ramo de louro representando o espírito vitorioso da cidade.
A logo anterior de Eduardo Paes, em sua gestão 2008-2016, era esta:
O ex-prefeito Marcelo Crivella trocou pela logo abaixo, que durou poucos dias, já que o RIO lembrava o número 10, número de Crivella. Além da troca do azul pelo verde do brasão, cor que usou em sua campanha e, acima de tudo, ir contra a Lei Orgânica da cidade que estabelece regras para o símbolo, que a logo só pode adotar as cores azul, branca e vermelha.
Ele abriu um concurso para a escolha da nova logo, e ficou usando uma mais tradicional:
As cores estão dispostas em lei, por isso que a marca inicial proposta pelo Crivella foi alterada. Enfim, novo governo, nova marca, velhos costumes.
Ele fez a mesma coisa quando era a cor laranja do antecessor e virou o azul dele, gastos desnecessários mas fazer o que?
Com aquilo que não é dele nem de seus súditos o príncipe pode ser mais pródigo, como foram Ciro, César e Alexandre, pois despender o que é de outrem não o diminui, mas aumenta sua reputação. Somente o dispêndio do que é próprio o prejudica. Maquiavel, O Príncipe, capítulo XVI.
Cada prefeito mais preocupado com símbolos que o identifiquem do que com símbolos que sejam a identidade visual da cidade.
Cada prefeito esperando gravar a sua marca pessoal, desde o primeiro dia, sem ainda ter feito nada que preste pelo município.
Cada prefeito mais egocêntrico que outro, desde o primeiro dia, em que deveriam assumir o cargo para servir, estão preocupados em se servir do cargo antes de sumir.
Cada prefeito mais inconsequente que outro… Já no primeiro dia, promovendo um gasto enorme e desnecessário. Basta imaginar que todos os uniformes, placas, veículos, papeis e propagandas terão que ser recomprados e os antigos jogados no lixo. Além de perder ainda perde a chance de poupar….
Estéticamente, está horrivel.
sr jornalista – faltou falar quanto vai se gastar com isso. todas as reparticoes e escolas e etc