Paes quer iniciar vacinação contra Covid-19 no Rio no dia 25 de janeiro

Prefeito do Rio firmou compromisso de comprar 3,2 milhões de doses da CoronaVac; vacinação começaria 25 de janeiro, junto com SP

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Estefan Radovicz/Agencia O Dia

Ao que tudo indica o processo de vacinação da população carioca contra a Covid-19 está cada vez mais próximo. Nesta sexta-feira (08/01), o prefeito do Rio, Eduardo Paes afirmou que a expectativa é começar a imunização ainda este mês, a data estimada é no dia 25 de janeiro, uma segunda-feira. Paes ainda disse que quer iniciar o plano do Rio, que envolve a compra de 3,2 milhões de doses, juntamente com São Paulo, com a CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan.

Estamos caminhando para até o fim deste mês começar a vacinação. O secretário [de Saúde] Daniel Soranz vai para mais uma reunião com o Butantan. Temos um compromisso para comprar 3,2 milhões de doses. Estamos trabalhando para começar a vacinação no mesmo dia que São Paulo”, destacou Paes.

No dia 20 de dezembro, prefeito do Rio anunciou em suas redes sociais a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Butantan e o governo do São Paulo para aquisição da vacina CoronaVac. Cidade terá 450 pontos de imunização, segundo secretário de Saúd, Daniel Soranz.

De acordo com o secretário, a previsão é que o Rio tenha 450 pontos de vacinação. O secretário afirmou que a reunião tem como objetivo organizar detalhes para o início da imunização.

Todo o planejamento é para que o Rio de Janeiro não atrase nenhum dia na sua imunização”, disse Soranz.

Segundo Soranz, existe ainda a possibilidade da data de vacinação ser antecipada, se o Programa Nacional de Imunização começar antes de 25 de janeiro.

A declarações foram dadas durante a divulgação do primeiro Boletim Epidemiológico da Covid-19, elaborado pelo novo Centro de Operações de Emergências – COE COVID-19 RIO, que passa a ser divulgado semanalmente. Segundo ele, vinte e cinco bairros da cidade do Rio de Janeiro têm risco alto Covid-19, levando em conta mortes e internações.

Plano de imunização contra a COVID-19 do Rio terá 4 fases iniciais

O plano de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro aponta quatro fases iniciais. De acordo com o cronograma feito pela Secretaria Estadual de Saúde, a previsão é de imunizar 3.564.025 milhões de pessoas. Até o momento, não há detalhes sobre quanto tempo levará para a conclusão dessas fases, que dependem da disponibilização de vacinas e de material para que aconteçam.

A primeira fase inclui profissionais de saúde, a população idosa a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e casas psiquiátricas, e a população indígena. A segunda aponta para pessoas entre 60 e 74 anos. Já a terceira prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. E a quarta será para professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população carcerária.


O primeiro grupo é estimado em 1,032 milhão de pessoas, o segundo em 1,5 milhão, o terceiro conta com 763 mil e o grupo da última fase com 239 mil.

Autorização da Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, na manhã desta sexta-feira (8/01).

O pedido foi feito durante uma reunião virtual por causa da pandemia. A Anvisa diz que vai continuar a avaliar toda a documentação depois que todos os documentos forem entregues e que já iniciou a triagem.

Eficácia da Coronavac

Segundo informou o governo de São Paulo nesta quinta-feira (07/01) que de cada cem voluntários vacinados com a CoronaVac que contraíram o vírus, 22 tiveram apenas sintomas leves, sem a necessidade de internação hospitalar (índice apresentado como de 78% de eficácia para casos leves).

Para redução de casos graves e moderados, o governo anunciou índice de eficácia de 100%, ou seja, não houve casos graves (incluindo mortes) e moderados entre os vacinados.

Segundo o último boletim divulgado pela secretaria estadual de Saúde na quinta-feira (07/01), o RJ contabiliza 224 mortes e 4.669 casos confirmados da Covid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Paes quer iniciar vacinação contra Covid-19 no Rio no dia 25 de janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui