Vacinas que estavam no Hospital de Bonsucesso precisam ser aplicadas em até 14 dias

Doses que poderiam ter estragado por conta de falta de luz na unidade de saúde não perderam a eficácia e poderão ser aplicadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet)

As doses da vacina CoronaVac que poderiam ter estragado, após a queda de luz no Hospital Federal de Bonsucesso, poderão ser aplicadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde da Fiocruz analisou e considerou que há segurança para o uso dessas doses. O órgão recomendou que a aplicação seja feita no período de até 14 dias.

Mais de 720 doses da vacina CoronaVac estavam armazenadas no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte, quando houve a queda de luz. Como os imunizantes precisam ser mantidos em temperaturas entre 2ºC e 8ºC, haviam dúvidas se a eficácia da vacina não teria sido colocada em risco, já que as doses foram expostas ao calor.

Após a análise da Fiocruz, os imunizantes não precisarão ser jogados no lixo. No relatório, ficou constatado que as doses não perderam eficácia e que devem ser aplicadas em até duas semanas. A Secretaria Municipal de Saúde irá decidir para onde essas doses serão levadas.

O diretor do hospital, Edson Joaquim de Santana, foi exonerado poucos dias após a queda de luz que causou a confusão em relação à vacina. Vale ressaltar que a exoneração de Edson Joaquim foi publicada no Diário Oficial da União em 27/01 e que a Superintendência do Ministério da Saúde na capital fluminense disse ter ficado sabendo do caso na 28/01.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vacinas que estavam no Hospital de Bonsucesso precisam ser aplicadas em até 14 dias

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui