Nesta terça-feira (02/01), o Centro Cultural Light inicia as comemorações do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O conteúdo de oficinas e ações educativas vai ao ar durante o mês de fevereiro em formatos diversos. Entre eles podemos destacar vídeos exclusivos, experimentos inéditos e muita troca de conhecimento entre as educadoras e o público. A programação é gratuita e estará disponível nas redes sociais do espaço: Facebook, Instagram e Youtube.
Desde 2018, o espaço vem destacando a participação das mulheres na ciência, sempre pensando na importância social, política, cultural e humana da data. Mesmo em tempos de isolamento social a data não poderia passar em branco, portanto, as ações serão feitas de um jeito diferente.
As educadoras vão falar de conteúdos inéditos sobre a atuação de mulheres cientistas pelo mundo e vão trazer informações de quem foram essas personalidades e o como elas contribuíram com grandes descobertas e acontecimentos históricos. A ideia é montar um mural criativo com o rosto dessas mulheres e falar sobre a importância delas para a ciência.
Nas quintas-feiras, dia de #TBT (Throwback Thursday), a programação será aberta com uma lembrança das atividades que foram realizadas presencialmente no ano passado e nos demais dias vão rolar uma mistura de lembranças dos eventos anteriores e fotos do Acervo Histórico da Light.
Todas as sextas, as redes sociais do Centro Cultural Light darão espaço para o quadro “Papo de Mina”, que são vídeos que contemplarão reflexões e visam estimular a construção de experiências e jogos.
O espetáculo Quanta Energia, que também faz parte do Programa Educativo Cultural Light, marcará presença na programação especial. Será realizada uma série de quatro vídeos onde a cientista/atriz do espetáculo Quanta Energia será a protagonista, a fim de enaltecer e dar destaque às mulheres em suas principais conquistas.
Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos do Centro Cultural Light desde 2018. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.