Familiares que gravaram os momentos de aplicação da vacina em idosos denunciaram que houve falsa aplicação do imunizante. Os casos, que viralizaram na internet, aconteceram em Petrópolis e em Niterói.
Em Niterói, um vídeo mostra o momento em que uma técnica insere a seringa, mas não aplica a dose em um idoso. Na hora que ele é vacinado, os parentes comemoraram, mas depois, ao rever as imagens, eles perceberam que havia algo errado. De acordo com a prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles destacam ainda que o idoso recebeu o imunizante em casa.
Já em Petrópolis, o caso foi um pouco diferente: foi utilizada uma seringa vazia em uma idosa. Nas imagens, é possível ver a técnica em enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa. O familiar da idosa, que está no banco de motorista e filmando a ação, diz que é melhor trocar. A técnica então se dirige à tenda montada e pega outra seringa. Ao retornar, a seringa sem dose é aplicada na idosa.
Em nota, a prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa estava vazia e afirmou que entrou em contato com o familiar da idosa, e já realizou a aplicação do imunizante na paciente. A técnica de enfermagem, que foi filmada no momento da falsa aplicação, foi afastada e será ouvida nesta segunda-feira (15/02) em um procedimento interno.
Caso no Rio de Janeiro
No Rio, os profissionais que aplicam a vacina foram orientados a mostrar a seringa sendo cheia de imunizante antes da aplicação, para evitar fraudes e dar mais segurança no processo.
Mesmo assim, na capital fluminense a família de uma idosa também registrou imagem do momento da vacinação e percebeu que a dose não foi aplicada. Após um familiar chamar atenção do profissional de saúde, a seringa foi novamente injetada e a vacina aplicada. O agente que aparece no vídeo não estava identificado.
O caso ocorreu na sexta-feira (12/02). No sábado (13/02), a família voltou ao Parque Olímpico e procurou a coordenação do posto de vacinação, que informou que apuraria o ocorrido. Até agora, a família não recebeu retorno.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio confirmou ao portal de notícias G1 que houve uma intercorrência na aplicação da dose em um paciente, mas que a situação foi imediatamente resolvida.
A secretaria recomendou que, em caso de dúvida sobre a aplicação, os familiares questionem imediatamente os profissionais de saúde. Fotos e imagens estão totalmente liberadas no momento da aplicação da vacina.
Como tem ladrão no Rio de Janeiro, roubam de tudo.
Eu acho desnecessário os julgamentos, a enfermagem tem compromisso com o seu trabalho apesar de mal remunerada. Quem garante que estão infiltrando pessoas tercerizadas exatamente para isso. Espero que investigue.
Agora essa. Que esse esquema seja investigado. Quem está lucrando com essa compra de vacinas por baixo dos panos?
E se ao invés de soro colocarem água ninguém ia perceber se não houver punição exemplar as vacinas não vão funcionar e a vacina vai perder toda a credibilidade, tem que ver para quem é interessante isso, dúvida que uma mera enfermeira seja cabeça de um caso desse envolve muita coisa grande ainda mais no Rio de janeiro
No meu entendimento essa pessoas se é que dá pra se chamar de pessoas deveria ir pra cadeia e ficar lá até o final da vacinação no país, cadeia normal sem privilégio algum sem direito a fiança e sem direito a advogados
Isso que estão fazendo e assassinato
Peculato com certeza.
ESSAS PESSOAS NÃO SÃO ANT VACINAS , SAO CORRUPTAS MESMO. ACREDITO QUE ESTAO COMERCIALIZANDO POR FORA.
EXEMPLOS DE MAL CARATISMO..
Podem ter certeza que têm vários envolvidos no desvio da vacina, é só chamar na delegacia é fazer como o falecido, Wagner Montese, dizia dá umas bolachas de água é sal, que vão falar tudo, quem faz isso não é profissional de saúde.
São bandidas,
que devem ser banidas da saúde é do convívio dá sociedade.
QUERO DEIXAR AQUI PARA OS VERDADEIROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PARABÉNS.
SÓ PETROPOLIS E NITEROI E QUEM GARANTE QUE MUITAS DAS OUTRAS SÃO FALSAS COM SORO TAMOS F…. PARAR COM VACINAÇÕES E SOMENTE RECOMEÇAR QUANDO TIVER BASTANTE QUE NÃO INTERESSE A COMERCIALIZAÇÃO COVARDES TRAIRAS SAFADOS CANA MELHOR SERIA CORDINHA POR TRAIÇÃO
Edmilson Ávila falou no RJTV-1 que está sob investigação a possível ocorrência de peculato desvio praticado por esses “profissionais“ da saúde. Mas a verdade é que vai muito além. Alguns podem ter praticado também movidos por sentimentos ideológicos, como possível uma pessoa antivacina que trabalhe na saúde.
Qualquer que seja é muito grave e criminoso.
Não vamos esquecer que muitas unidades de saúde estão sob gestão de terceiros: Organizações Sociais, sociedades empresariais. São muitos os terceirizados com poder que deveria estar sendo bem fiscalizado de perto.