A Policlínica Piquet Carneiro (PPC), da Uerj, recebeu o selo Covid Free Excelente, certificado, que atesta boas práticas na prevenção ao coronavírus em diversas áreas de atuação. Emitido no dia 21/01 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes Internacional), o documento indica que a unidade de saúde é um local seguro para os colaboradores e seus pacientes.
Os critérios de aprovação são baseados em padrões internacionais de avaliação e tem validade de um ano. A obtenção do selo Covid Free Excelente é motivo de comemoração para a unidade, que vem desempenhando forte atuação no enfrentamento da Covid-19. A PCC é atualmente um centro de referência na testagem da doença, tendo realizado mais de 50 mil exames.
A PPC é líder no estado do Rio de Janeiro no ranking de inserções de casos de Covid-19. O processo para obtenção do selo foi iniciado em outubro de 2020, passando por diferentes etapas e análises, desde a formalização do contrato por setores da Universidade até a realização da auditoria do Ibes nos protocolos adotados na Piquet Carneiro.
Na fase técnica, a diretoria de Qualidade da PPC, liderada pela engenheira química Elizabeth Bittencourt, reuniu evidências e promoveu adaptações junto aos serviços da unidade a fim de comprovar que o ambulatório segue os requisitos do Ibes de certificação internacional. A diretora da unidade de saúde explica que a obtenção da certificação é importante pela tranquilidade para as pessoas que frequentam o local.
“Isso é uma garantia e uma tranquilidade para quem frequenta a Policlínica. E, em se tratando de uma instituição pública, o selo tem ainda um peso maior, pois as certificações não são rotineiras nesses órgãos”, afirma Elizabeth Bittencourt.
A Policlínica Piquet Carneiro e o Hospital Universitário Pedro Ernesto formam o complexo de saúde da Uerj. Para o ano de 2021, a meta da PPC está voltada para a implementação de uma gestão de qualidade visando à acreditação hospitalar.