MetrôRio passa ter cobertura de voz e dados para uso de celulares nos trens e estações

Uma parceria com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo garante nova rede de telecomunicações de acesso à internet e ligações de voz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O MetrôRio passa ter cobertura de voz e dados para uso de celulares nos trens e estações. Por meio de uma parceria com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo, os passageiros terão acesso tanto à internet como a ligações de voz. Ao todo, serão mais de 30 km com a conexão de fibra óptica via cabo que garantirá melhorias na qualidade de sinal para celular e estenderá a cobertura da rede de internet 4G em todas as estações subterrâneas, galerias e túneis das Linhas 1, 2 e 4.

Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, explica que o objetivo é melhorar a experiencia dos clientes, durante as viagens.

“Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público. A parceria com as operadoras de telefonia foi fundamental para a implantação desse projeto. Esperamos que até o fim do ano, todo o sistema esteja conectado”, afirma Guilherme.

A transmissão ocorre por meio do Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) que conta com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à estação base de comunicação, possibilitam a ampliação do sinal para ligações e acesso à internet. A tecnologia também interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia. Por conta da complexidade do sistema e para evitar impactos na operação do metrô, as intervenções estão sendo realizadas durante a madrugada.

O projeto para implementação da tecnologia está divido em quatro fases. A previsão de conclusão é até dezembro/2021. As duas primeiras etapas já foram finalizadas e o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado já está com o serviço disponível para os clientes. A terceira parte encontra-se em andamento e contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Neste trajeto, a expectativa é que o sistema esteja totalmente implantado em agosto. Por fim, será a vez do trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico. As estações da linha 2 por serem subterrâneas, já possuem conexão normal a internet.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp MetrôRio passa ter cobertura de voz e dados para uso de celulares nos trens e estações
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

3 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Vanessa, acredito ter havido um engano, na última frase do seu texto. As estações da Linha 2, à exceção do Estácio, são em superfície ou suspensas, não subterrâneas. E esta é a razão da facilidade de conexão à internet nesses locais. Além disso, em apenas três trechos, entre Estácio e São Cristóvão, entre Maracanã e Triagem e entre Maria da Graça e Del Castilho, há túneis, não muito longos, que seriam nichos onde a recepção do sinal poderia ficar prejudicada. Uma singela contribuição ao seu trabalho. Forte abraço!

  2. E o túnel q tem entre Maria da Graça e Del Castilho, vcs só se importam com a zona sul msm, nem conhecem a cidade q operam. Linha 2 tem vários pontos q a internet e cobertura telefônica também ñ pegam

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui