Durante os três dias de fiscalizações do novo decreto da Prefeitura do Rio, que impõe as restrições, mais de 2300 ações foram realizadas. Entre motivos de autuação estão a interdição à estabelecimentos, não utilização de máscara e aglomerações. Ao todo, 125 estabelecimentos foram fechados e 57 multas aplicadas.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse estar satisfeito com o trabalho que está sendo desenvolvido.
“Seguimos satisfeitos com o saldo das fiscalizações e da adesão da sociedade ao novo decreto. Através da ocupação prévia dos principais pontos de aglomeração mapeados, conseguimos reduzir muito a incidência de pessoas descumprindo as medidas de proteção à vida. Continuaremos nas ruas com o trabalho de fiscalização, principalmente para agir naqueles que infringem as determinações”, explicou o secretário.
As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), juntamente com a Guarda Municipal, Instituto de Vigilância Sanitária e o apoio da Polícia Militar. Somente no terceiro dia de operações foram registradas 605 ações, com estabelecimentos fechados e 13 multas a ambulantes, restaurantes e bares.
As fiscalizações ocorreram em diversos pontos da cidade como a zona sul, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Praia da Reserva, Praia da Macumba, Campo Grande e Bangu. Além disso, também ocorreram atuações destacadas da Guarda Municipal por todo o município do Rio. As forças-tarefas atuaram em locais que apresentavam altos índices de aglomeração e também registros de denúncias na central 1746 da Prefeitura do Rio.