Um homem nu fez uma manifestação no monumento em homenagem ao General Osório, localizado na Praça XV, no Centro do Rio, no início da tarde desta quarta-feira (17/03).
Utilizando um megafone, o manifestante proferia palavras de ordem meio desencontradas, enquanto curiosos que passavam pelo local, em pleno horário de almoço no Centro do Rio, tentavam convencer o homem a descer da estátua. Ainda não se sabe exatamente o motivo que levou o indivíduo a realizar a manifestação.
Depois de alguns minutos de negociação, ele foi retirado do monumento por agentes do Segurança Presente, que utilizaram uma longa escada para fazer o ‘resgate’.
Segundo pedestres que estavam na Praça XV e filmaram a ação, o “peladão” teve ajuda de outros dois manifestantes para subir no monumento, que fica a mais de 2 metros de altura do chão. O homem foi detido por ato obsceno e levado pelos policiais para 5ª DP, (Lapa).
História do Monumento a General Osório no Centro
Um dos mais importantes monumentos da cidade do Rio de Janeiro, a estátua do General Osório, sofre com constantes ações de vândalos e outros criminosos. Inaugurada em 1894, feita pelo escultor mexicano Rodolfo Bernardelli, o monumento equestre simboliza um dos mais consagrados homens da história do Exército Brasileiro.
Nos últimos anos, o entorno do monumento passou por um processo de revitalização, mas a recente onda de degradação do patrimônio público na região central da cidade fez com que o espaço tenha sido alvo de depredação. As grades de proteção foram roubadas, assim como as letras de bronze encontradas na placa de identificação.