Estabelecimentos de veículos não precisam empregar pessoas em igual quantidade ao número de máquinas automáticas

Regra havia sido instituída pela lei 8.672/2019 e foi objeto de ação movida no TJRJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) reconheceu o direito dos estabelecimentos de veículos do Rio, de não precisarem empregar pessoas em igual quantidade ao número de postos de atendimentos eletrônicos. A regra havia sido instituída pela lei 8.672/2019 e foi objeto de ação, que discutiu a regularidade da medida.

De acordo com os fundamentos da ação movida pela Associação Brasileira de Shopping centers (ABRASCE), contra o governo do estado, a pretensão estatal de interferir na forma de exploração de estacionamentos privados é ilegal, pois possibilitaria a interferência do Poder Púbico na atividade empresarial desempenhada pelos operadores de estacionamentos. Incialmente foi solicitada uma medida de urgência, que foi agora confirmada no dia 10/03.

Com o julgamento do recurso transitado e julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de modificação, a decisão passa a valer desde então. De acordo com a decisão judicial, a lei estadual acabou regulando uma questão que seria de responsabilidade do governo federal.

Outra justificativa para que a lei tenha sido considerada ilegal, é o fato que o procedimento por ela instituido ocasionaria a interferência direta do estado nas empresas que operam tais estacionamentos. Com isso, haveria uma violação ao direito de propriedade e a garantia da livre iniciativa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estabelecimentos de veículos não precisam empregar pessoas em igual quantidade ao número de máquinas automáticas
lapa dos mercadores 2024 Estabelecimentos de veículos não precisam empregar pessoas em igual quantidade ao número de máquinas automáticas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui