As favelas cariocas tem sofrido imensamente com o avanço da Covid-19. Somente em 24 h, cinco pessoas morreram e 49 foram detectadas como infectadas na capital do estado. Os dados são coletados pelo Painel de Monitoramento criado pelo coletivo Voz das Comunidades, que mantém a contabilização e atualização dos casos nas comunidades da cidade.
Entre os óbitos, dois dos cinco óbitos aconteceram na Vila Kennedy, na Zona Oeste, dois no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte, e um no Chapéu Mangueira, na Zona Sul. Os dados estão atualizados pela plataforma até a última quinta-feira (25/03). O Coletivo acompanha 25 favelas do Rio.
O local com maior número de casos é Complexo da Maré, que apresenta 13 infectados. A segunda favela com mais casos é Jacaré, com cinco, além de Rocinha e Lins de Vasconcelos, ambos com quatro casos cada uma. Os 49 casos contabilizados nas últimas 24 horas estão distribuídos da seguinte maneira:
1 caso no Morro da Babilônia/Chapéu Mangueira
1 caso no Morro da Providência
1 caso no Tavares Bastos
1 caso no Santo Amaro
1 caso em Manguinhos
1 caso na Cidade de Deus
1 caso em Vigário Geral
1 caso no Jacarezinho
2 casos na Gardênia Azul
2 casos no Vidigal
2 casos no Complexo do Alemão
2 casos no Complexo da Penha
2 casos na Vila Kennedy
2 casos na Ladeira dos Tabajaras
3 casos no Mandela
4 casos na Rocinha
4 casos no Lins de Vasconcelos
5 casos no Jacaré
13 casos no Complexo da Maré
Ao todo, até o momento, 15.564 moradores já foram infectados. Já o número de mortes, em razão da Covid-19, chegou a 1.474. Estes dados são relativos a todo o período da pandemia, desde março de 2020. Neste cenário, a favela da Maré é a que apresenta o maior número de casos, com 1763 e 173 óbitos.
Vale ressaltar que o coletivo usa fontes governamentais para realização da contagem, como a prefeitura e clinicas da família. Maiores detalhes podem ser acessados diretamente no Painel Covid-19 nas Favelas.