Uma pesquisa realizada pelo Instituto Rio21, encomendada pela plataforma de consultoria multiempresarial, Nete Brasil, mostra um panorama geral sobre as percepções de empresários que atuam em diversos setores da economia e suas expectativas para a retomada do crescimento no Brasil, mesmo diante da crise gerada pelo Coronavírus.
Foram ouvidos micro, pequenos, médios e grandes empresários de diversos segmentos da economia, como serviços, indústrias, comércios, entre outros. Os participantes do levantamento compreendiam várias regiões do Brasil, sendo a maioria do Rio de Janeiro, mas com ramificações em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Os empresários revelaram suas principais expectativas para a retomada da economia e o ambiente de negócios no Brasil, ainda em 2021. Segundo os dados, mais da metade dos administradores, mais precisamente 61% dos entrevistados, demonstraram otimismo com o cenário econômico nacional este ano.
O estudo também analisou a confiança no resgate de um cenário financeiro mais favorável e as perspectivas de faturamento para o decorrer dos próximos meses. Questões como networking e visibilidade empresarial também são abordadas pela análise.
O CEO da Nete Brasil, Alberto Blois, explica o intuito da pesquisa e detalha como ela pode ajudar os empresários a entender o cenário econômico que se mostra na pandemia.
“O objetivo da pesquisa é determinar como os empresários estão vendo as perspectivas, o momento atual e o momento que teremos pela frente, de recuperação da economia e dos negócios. E como a Nete tem essa dimensão nacional, nós queremos mostrar esse panorama, não apenas focado no Rio, mas com uma abertura mais ampla, mostrando que, efetivamente, os pequenos e médios empresários estão a todo vapor, de mangas arregaçadas e trabalhando pela recuperação econômica do país“
Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, Philippe Guedon conta que a pesquisa é um instrumento que visa contribuir com a retomada econômica nacional.
“O Instituto Rio21 foi contratado para coletar os dados e analisar as informações com o grupo de empresário da rede Nete sobre suas percepções sobre a retomada da economia brasileira em meio ao contexto de COVID-19. O engajamento dos empresários da rede foi fundamental para a realização da pesquisa. Os dados apontam para um cenário otimista dos empresários em relação a retomada, mesmo agora em 2021. Considerando a difícil situação econômica do país em 2020, essa percepção mais positiva é um alento diante do cenário pandêmico que ainda enfrentamos”
A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 12 de abril, com 68 associados da rede Nete Brasil cadastrados na plataforma da empresa. O levantamento também ouviu outros 38 empresários com perfis semelhantes aos participantes da Nete Brasil para confrontar as compreensões entre os grupos e averiguar se haviam diferenças significativas entre as impressões para o resgate da economia brasileira.
Live debaterá resultados da pesquisa
Na próxima sexta-feira (23/04), uma live com representantes da Nete Brasil e do Instituto21 trará para o centro do debate, em primeira mão, os resultados da pesquisa com as percepções dos empresários.
Serviço:
Live com resultados e comentários – Pesquisa Humor Empresarial
Data: sexta-feira (23/04) às 11h
Acompanhe ao vivo pelo link: CLIQUE AQUI