Rio terá dia específico para repescagem de vacinação contra Covid-19

Ainda não foram divulgadas mais informações sobre como funcionará a repescagem a partir de 28 de maio; até então, quem perdeu a data pode ir a um posto de saúde e ser vacinado a qualquer dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Edu Kapps / SMS-Rio

Atualmente, quem perdeu a data de sua imunização pode ir a um posto de vacinação em qualquer dia para receber a primeira dose da vacina. No entanto, esse esquema passará por mudanças. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, durante a apresentação do Boletim Epidemiológico, nesta sexta-feira (21/05), afirmou que a Prefeitura do Rio vai mudar o esquema de repescagem da vacinação para idosos e pessoas com comorbidades no Rio.

Ele afirmou que a partir do dia 28, haverá um dia específico para quem está na repescagem. No entanto, ainda não foram divulgadas mais informações sobre como funcionará a repescagem a partir do dia 28. Vale lembrar que no início da vacinação no Rio, o dia da repescagem era sábado.

Também foi informado que todos os bairros do município do Rio de Janeiro continuam na categoria de alto risco para transmissão da Covid-19. Apesar disso, segundo a Prefeitura, o número de casos tem caído na cidade.

Vacinação

A Prefeitura do Rio também anunciou um novo calendário de vacinação para profissionais da educação das redes pública e privada do município. A partir de segunda-feira (24/05), os trabalhadores da Educação com 49 anos ou mais poderão se vacinar. Para serem imunizados, os trabalhadores devem apresentar um contracheque ou declaração das instituições educacionais.

A vacinação para a categoria estava suspensa desde o último dia 7, por uma decisão do do Supremo Tribunal Federal (STF).

b49ecf80 e962 4aa2 8a9a f7a5739d6eb5 Rio terá dia específico para repescagem de vacinação contra Covid-19

Durante a apresentação, a Prefeitura informou que as pessoas que vivem em situação de rua foram incluídas na categoria prioritária de vacinação e começarão a ser imunizadas a partir da próxima semana. Segundo números do município, 7.272 indivíduos estão nessa categoria na cidade.

Elas serão vacinadas nos abrigos municipais e nos chamados escritórios de rua, segundo informou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

A partir de 31 de maio, a ampliação da campanha de vacinação avança para a população em geral, seguindo escalonamento por idade. A expectativa é de que, em cinco meses, até 23 de outubro, 90% dos cariocas com 18 anos ou mais estejam vacinados com a primeira dose.

Até esta quinta-feira (20/05), 1.896.481 pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina contra Covid-19 no Rio, representando 28,1% da população carioca. Desse total, 880.280 completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose do imunizante. Um dos primeiros grupos prioritários convocados na campanha de vacinação, os idosos residentes na cidade já alcançam 97,3% de cobertura da primeira dose.

Ainda há pessoas que não tomaram a segunda dose dentro do prazo. Estamos realizando busca ativa por elas, mas fica o pedido: se conhece alguém que tenha tomado a primeira dose e não tenha retornado para a segunda na data indicada, peça que ela vá ao posto de vacinação onde tomou a D1 o quanto antes”, alertou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reforçando a importância do retorno dos pacientes para completar o esquema vacinal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio terá dia específico para repescagem de vacinação contra Covid-19

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui