Anos atrás o Rio de Janeiro, devido a incapacidade e a cleptocracia de Sergio Cabral, perdeu o hub da Azul para Campinas. Mas desta vez é diferente, e de acordo com o site especializado Aeroflap, a ITA Transportes Aéreos terá o RioGaleão como um dos seus principais pontos de conexão do país.
A razão são os programas de incentivo feitos pelo RioGaleão, que desde 2014 já atraiu companhias aéreas low cost, como a Norwegian, Flybondi e SKY, além de viabilizar a atração das cias aéreas Air Canada, Edelweiss, Royal Air Maroc, Condor, Amaszonas e Paranair.
Além do posicionamento geográfico estratégico do Rio de Janeiro na ligação com as regiões Sul e Nordeste, a redução de 13% para 7% da alíquota de ICMS do querosene de aviação (QAV) comercializado nos Centros Internacionais de Conexão (HUB) também foi um dos motivos que reforçou a decisão da companhia pelo aeroporto carioca. A redução foi decidida este ano pela Alerj e sancionada pelo governador Claudio Castro (PL),
Até abril de 2022 aa ITA voará para 21 destinos a partir do Rio de Janeiro, com destaque para Florianópolis, Goiânia e Recife, que podem ter o maior número de voos a partir de GIG. Estes serão os destinos:
- Guarulhos (SP)
- Brasília
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Florianópolis
- Porto Alegre
- Porto Seguro
- Recife
- Fortaleza
- Natal
- Maceió
- Vitória
- Goiânia
- São Luiz
- Aracaju
- Belém
- Foz do Iguaçu
- Salvador
- Navegantes
- João Pessoa
- Manaus
Muito obrigado ao DIÁRIO DO RIO pela excelente notícia que a Itapemirim Linhas Aéreas fará vôos para Manaus e outra cidades de porte no Brasil. Boa matéria!