O Chafariz da Glória, que se encontra destruído por ter sido alvo de vandalismo e pichações, é um monumento que pertence à Cedae, de acordo com a Secretaria Municipal de Conservação. A pasta, no entanto, pretende cuidar do monumento.
“A secretária Anna Laura Valente Secco tem a intenção de cuidar deste Chafariz e, ainda nesta quinzena, enviará a equipe da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Seconserva, para vistoriar a peça. A secretária também vai entrar em contato com a Águas do Rio para tratar de uma parceria com a empresa e, assim, poder fazer a manutenção oficialmente do Monumento”, disse em nota.
Já a Cedae destacou que a proteção do Chafariz da Glória contra atos de depredação e vandalismo requer a atuação conjunta de órgãos incumbidos da garantia de segurança pública, da proteção do patrimônio histórico-cultural e da manutenção urbanística.
Além disso, a companhia afirmou que em 2012 foi assinado pela Cedae termo de comodato cedendo o imóvel para a Prefeitura, mas o processo foi arquivado.
“De toda forma, a Companhia está retomando o assunto com a atual gestão da Secretaria Municipal de Conservação, e está elaborando termo de referência para o projeto de recuperação do Chafariz da Glória, a ser apresentado ao Iphan para análise e aprovação“, completou.