Papo de Talarico: O musical de Francisco de Assis

Homem que virou santo vira espetáculo de canto e dança

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Francisco O Musical em foto de Alvaro Tallarico
Francisco em momento clímas (foto: Alvaro Tallarico)

Num domingo agradável, saí de um trabalho e fui para outro. Tive a oportunidade de ver e cobrir o espetáculo “Francisco – O Musical” na bela casa de shows Imperator, no Méier. Um resumo da vida de um homem que virou santo. A história de Francisco de Assis é longa e marcante. Em diversas linhas religiosas ele é louvado e, como ser humano, para sempre lembrado.

Mais do que nunca, em um momento como esse do mundo, de polarização, desunião, o exemplo desse homem se faz necessário. Ele nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um comerciante bastante rico, e Pia, mulher de família nobre da Provença. Francisco era um adepto da boêmia, esbanjava dinheiro com ostentações.

Contudo, acabou abrindo mão de sua herança para seguir os preceitos de Jesus Cristo, uma vida de pobreza em prol dos outros. Ele tinha sempre uma grande alegria, e dizia que tal sentimento derivava da pureza do coração e da constância na oração.

O espetáculo traz várias passagens da vida de Francisco de Assis, entretanto, logicamente, muitas outras ficam de fora, como seus milagres. Lá está o início da Ordem Franciscana e um pouco de Clara de Assis, que viria a ficar famosa como Santa Clara, padroeira da televisão.

Advertisement

Musicais

Musical é uma coisa meio doida. Afinal, ninguém começa a cantar do nada no meio da rua e dançar com um monte de gente que nunca viu na vida. Sou do tipo que gosta de dançar no meio da rua. Se toca uma música e der vontade, danço. Se estiver bem acompanhado, convido para dançar. Quando a pessoa aceita, meu coração bate mais forte. Quando diz que não, entristece um pouco. Mas respeito. Não são todos que conseguem não se preocupar com os olhares alheios e simplesmente abraçar a liberdade de bailar com o vento, os pássaros, a natureza, o luar, o sol.

Francisco conseguia. Por isso, um musical talvez seja algo que combina muito com esse amante do meio ambiente. Cantar e dançar são lindas formas de orar. É ser instrumento de paz, uma paz que transcende a vida para o além poético.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Papo de Talarico: O musical de Francisco de Assis
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Papo de Talarico: O musical de Francisco de Assis
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    Tem história interessante de ator que ao visitar a capela de São Francisco no hospital do mesmo nome na Av presidente Vargas, capital do RJ, teve experiência extraordinária levando-o a apresentar-se pelo Brasil e outros países com musical contando a vida do Santo.
    Assisti algumas vezes. A reportagem não faz menção, talvez por ser outro musical, é também encantador.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui