Depois da Avenida Brasil temos a Perimetral ou a Rio-Santos, depende de onde se vem, mas para a Rede Globo virá o Complexo do Alemão, que por acaso nasceu da abertura da Avenida Brasil em 1946. O Alemão será um dos principais cenários para a próxima novela das 9, Salve Jorge, escrita por Glória Perez.
A novela que já tem um forte nome do carioca do subúrbio, afinal, há santo mais suburbano do que São Jorge? Sua principal igreja é em Quintino (olha eu aí), digo que é mais carioca até que nosso protetor São Sebastião, é até feriado municipal. Sem contar os bares que tem uma imagem do santo, o sincronismo religioso
Diga-se, adorei saber que o Exército será mostrado, acho que é a primeira vez que teremos um núcleo de militares sem aquele ranço de depreciação. E mostrará algo que realmente muito bonito que é a Cavalaria, e que também é algo bem suburbano, já que fica na Vila Militar.
A novela que também se passará em Constantinopola (o nome é Istambul mas acho o antigo tão bonito) e Capadócia, terra de São Jorge, terá como linha principal a denúncia ao tráfico internacional de seres humanos. O assunto já foi tratado em outras novelas mas pela primeira vez terá destaque e, para Glória Perez, é um problema grave hoje e envolve cifras astronômicas.
Complexo do Alemão Cenográfico de Salve Jorge
E os cenários da novela estão realmente muito bem feitos, o Alemão está uma comunidade mesmo, com direito a vários detalhes que podem passar desapercebidos, como cimento no asfalto onde alguém pode ter feito uma ligação com o esgoto, os defeitos nas construções.
Esse Complexo do Alemão tem 1,8 mil m² e 14 grandes edificações, que representam casas e estabelecimentos comerciais.
Estão localizados no Alemão cenográfico: a casa de Morena (Nanda Costa), o botequim do Clóvis (Walter Breda) e a venda do Galdino (Francisco Carvalho).