Mario Marques entrevista Anthony Garotinho

Em conversa com Mario Marques, Garotinho avalia cenário político e cobra espaço no governo Cláudio Castro para o União Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados

Prefeito de Campos, Governador do Estado do Rio de Janeiro, candidato a presidente com mais de 15 milhões de votos, deputado federal mais votado da história do Rio. Todos esses títulos não garantem a Anthony Garotinho uma proximidade maior com o governador Cláudio Castro, como ele mesmo confirma na entrevista abaixo: “Estamos namorando, mas parece que ele não quer casar”. Garotinho também não tem tempo a perder. E seu tempo parece menor do que o de Castro. “A indecisão do governador Cláudio Castro em definir com a direção nacional o espaço para o União Brasil tem aumentado a pressão para minha candidatura a governador”.

Mario Marques: Muito se falava sobre uma possível conspiração para que o senhor não participasse das eleições de 2018. Afinal, o que há de verdade nisso?
Anthony Garotinho: Totalmente verdadeiro. Existem grupos poderosos que se servem do dinheiro público. Eu os combati e os denunciei. A maioria foi presa ou responde a processo, mas ainda há um grande número em postos estratégicos.
Sou um candidato perigoso para essa gente, eu sou anti-sistema.

MM: O senhor está inelegível? Como está essa questão?
AG: Na última eleição fizeram uma covardia comigo. Fui tirado da disputa por um crime de calúnia transitado em julgado. Estou elegível, falta pagar uma multa e vou disputar a eleição.

MM: Existe nesse momento um certo desligamento da política: o senhor está se dedicando aos programas de rádio, à família e nem é visto na prefeitura de Campos, onde seu filho é prefeito. Isso indica de alguma forma um afastamento das eleições 2022?
AG: De forma alguma, estou trabalhando na minha profissão. Este ano completo 45 anos de rádio. Vivo de publicidade. Pouca gente sabe, mas eu acabei com a aposentadoria de governador e não recebo nada, nem Rosinha. Quanto a meu filho só dou conselhos quando ele pede. Ele precisa criar sua própria forma de governar, mantendo os princípios trabalhistas, nacionalistas e cristãos, que são a base de nossa formação política.

Advertisement
Claudio Castro Anthony Garotinho e Rosinha Mario Marques entrevista Anthony Garotinho

MM: O senhor, afinal, é aliado do governador Cláudio Castro ou não?
AG: Gostaria muito de ser mais próximo dele, Claudio é um bom menino, mas tem se cercado de pessoas complicadas. Além disso a máquina pública é burocrática, ele toma decisões, mas elas não viram realidade. Estamos namorando, mas parece que ele não quer casar.

MM: O senhor tem uma característica primordial de ser combativo, denunciativo, barulhento. Não acha que isso lhe causou mais desgastes do que avanços?
AG: Faço jornalismo investigativo, isso cria problemas. Imagina como apanhei da Globo quando mostrei o esquema de propina da emissora com a CBF? Eu desmontei o governo de Sérgio Cabral com as reportagens que mostravam a corrupção em todos os setores. Muita gente foi presa, outros tiveram que devolver dinheiro. Quando denunciei o esquema de fraudes nas loterias da Caixa, tive que ganhar proteção policial. Aliás por outro caso, que prefiro não revelar aqui, minha família é protegida 24 horas com escolta armada. É o preço de falar a verdade. Tudo na vida tem um preço.

clarissa garotinho Mario Marques entrevista Anthony Garotinho
Clarissa Garotinho durante visita à Zona Oeste do Rio – Foto: Divulgação

MM: Qual o peso da Família Garotinho nas eleições 2022?
AG: Minha filha Clarissa é deputada federal atuante e boa articuladora, acertou os detalhes da ida do nosso grupo para o UNIÃO BRASIL. Meu filho vem fazendo um ótimo governo em Campos, a maior cidade do interior do estado. Segundo pesquisas que vi recentemente tenho entre 15% e 17% dos votos do estado, e, o que considero mais importante, em torno de 1 milhão de votos consolidados, fruto do trabalho que fizemos, principalmente para os mais pobres. Além disso tenho companheiros em todos os municípios do estado. É um grupo forte.

MM: A vida comum e especialmente a vida dos políticos é passível de erros e acertos. Qual foi seu principal erro nessa trajetória?
AG: Foi não ter voltado para o PDT logo após as eleições presidenciais que disputei em 2002, quando tive mais de 15 milhões de votos. O Brizola queria, a Rosinha, a Clarissa e eu também, mas Brizola faleceu poucos dias antes de nossa volta. Aí o partido caiu nas mãos do Lupi, que transformou em PDT numa ação entre amigos. Ele impede minha entrada, pois sabe que sou um político trabalhista e popular.

MM: Imagine-se como apoiador de Cláudio Castro. Agora imagine-se num palanque com Cláudio Castro e Bolsonaro. Essa imagem é possível em 2022?
AG: A indecisão do governador Cláudio Castro em definir com a direção nacional o espaço do partido tem aumentado a pressão para minha candidatura a governador.
Minhas divergências com Bolsonaro são quanto à política econômica. Os valores da família, política de gênero e outros princípios estamos de acordo. Menos armas.

garotinho e rosinha Mario Marques entrevista Anthony Garotinho
Foto: Gerson Gomes

MM: Quem é o Garotinho do futuro?
AG: Sou progressista na economia e conservador nos princípios.

MM: Existe nas pesquisas quantitativas das últimas eleições uma rejeição significativa ao seu nome, especialmente na capital. O que fazer para diminui-la?
AG: Quem tem posição tem oposição, por isso tem tanto político em cima do muro.
Prefiro falar o que penso, mesmo que isso me custe alguma rejeição.
Agora se tiver debate a rejeição diminui, porque minhas posições são muito claras.

MM: De Zero a 10, que nota daria para o governador Cláudio Castro?
AG: Ele está tentando acertar, por isso não dou nota nenhuma por enquanto.

MM: Veremos em 2022 uma disputa Bolsonaro versus Lula?
AG: Em política tudo muda muito rápido, mas a possibilidade de alguém quebrar essa polarização é difícil. O Lula está forte, mas Bolsonaro vai crescer com o Auxílio Brasil de 400 reais. O jogo ainda não está jogado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mario Marques entrevista Anthony Garotinho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui