Morre no Rio o pianista Nelson Freire

Causa da morte não foi revelada. Em 2019, o músico precisou passar por uma cirurgia após tropeçar em uma calçada de pedras portuguesas na altura do Posto 3, na Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nelson Freire (Foto: Divulgação)

Um dos maiores músicos da história do Brasil, o pianista Nelson Freire morreu no Rio na madrugada desta segunda-feira (1/11), aos 77 anos. Ele estava em casa. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Freire sofreu um acidente durante uma caminhada no Rio de Janeiro em 2019 e foi submetido a uma cirurgia no ombro. Seu retorno aos palcos estava previsto para o ano passado, mas os recitais foram cancelados por conta da pandemia. Há dois meses, ele cancelou sua participação como jurado do Concurso Chopin de Varsóvia.

Nascido em Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em outubro de 1944, Nelson Freire começou a tocar piano aos três anos de idade e, ainda em Minas, foi aluno de Nise Obino. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde teve aulas com Lúcia Branco.

Com 12 anos para estudar na Europa com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertos.

Consagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.

Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy. Ele também fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

Em 2003, o cineasta João Moreira Salles lançou um documentário sobre a vida e a obra de Freire. O filme mostra a rotina e as turnês mundiais do maior pianista brasileiro de seu tempo. O público conhece a infância, os primeiros acordes e os sacrifícios feitos pela família.

Em 2012, ele voltou ao palco de São João Del Rei onde fez seu primeiro concerto, após 62 anos.

“É uma demonstração de carinho enorme, uma coisa muito tocante. Fico muito agradecido, emocionado em pensar que eu estive aqui há 62 anos. É um passo enorme, uma vida”, disse na ocasião.

Em 2019, quando completou 75 anos de vida e 70 anos de carreira, Freire lançou no dia do seu aniversário, em 18 de outubro, o disco “Encores”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Morre no Rio o pianista Nelson Freire

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui