A Cedae informou que a partir de 8 de novembro, entra em vigor a nova tarifa de água. O reajuste foi autorizado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) em 8 de outubro. Coincidência, ou não, a informação foi dada em 30/10, e a Águas do Rio começou a operação no Rio de Janeiro em 1/11.
A conta d´água vai ser reajustado em 9,8% pela CEDAE. Segundo a empresa, o aumento é motivado pela majoração na cobrança relativa aos períodos de 2019-2020 – quando não houve correção das tarifas devido à pandemia causada pelo coronavírus – de 2020-2021. A base do cálculo é a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em nota, a Cedae informou que “A atualização é necessária devido às despesas com energia, produtos químicos e pessoal”.
Inicialmente, o acréscimo proposto era de 11,5%, porém, o Conselho Diretor da Agência que regula o saneamento básico do estado fluminense entrou em acordo com o Governo do Estado e com a Companhia, homologando percentual menor.
Abaixo o reajuste tarifário publicado no Diário Oficial:
Tem uma coisa que lamento muito, será o abandono de todas as instalações históricas ligadas ao abastecimento de água no Rio de Janeiro (o mesmo que fizeram com as estações ferroviárias, com o belvedere na Rio-petrópolis,
com o monumento Rodoviário na Rio-São Paulo, com a privatização).
Não dando dinheiro, serão abandonadas e vandalizadas. Quero ver quem tem coragem de me desmentir ? É uma pena…
Se não tiverem previsto como bens reversíveis da concessão… remanescem com o governo do estado. E aí já viu, né? Abandono certo. Se tiverem previsto, dá pra reclamar na Agenersa.
Claro que foi.
Cedae sempre cobrou caro pelos seus péssimos serviços.
Não iria mudar agora, quando parte dos serviços foram privatizados.
Vcs que veem elogiando a concessão dos serviços de água e esgotos, vão se acostumando!
Mal começaram a atividades, já providenciariam um aumento dos serviços, ou também acham que foi a Cedae?
Vai virar rotina.
Porém agora teremos um serviço prestado e não enrolação da CEDAE.