Parceiro do DIÁRIO DO RIO, o Instituto Rio21, embora tenha pouquíssimo tempo de atuação, já se tornou referência nos estudos sobre a cidade do Rio de Janeiro. O site do Reviver Centro, grande projeto da Prefeitura voltado às melhorias da região central da cidade, destacou a pesquisa sobre o Polo da Praça XV.
A pesquisa do Instituto Rio21 se debruçou acerca das dificuldades enfrentadas diariamente pelos trabalhadores que atuam no polo Histórico e Cultural da Praça XV, que abriga inúmeros prédios importantes da Cidade Maravilhosa, como o da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e o Paço Imperial, meios de transportes, como o VLT, barcas e ônibus que ligam todas as regiões e os monumentos históricos como Chafariz do Mestre Valentim; a Estátua Equestre de Dom João VI; a Estátua Equestre do General Osório; e a Estátua do Almirante Negro.
Os números do levantamento passeiam por diversas demandas do comércio, se aprofundando e entendendo os anseios dos setor, que foi profundamente afetado pelos efeitos da pandemia. O Centro do Rio como um todo também ganha destaque com uma série de dados, não só sobre a atividade comercial propriamente dita, mas com transporte, segurança, ordem pública, conservação do patrimônio público, ausência de investimentos públicos etc.
Instituto Rio21 nasceu com a missão de analisar o contexto atual de nossa cidade e, a partir deste cenário, auxiliar na construção de um futuro em que o carioca que vença os obstáculos, corrija os caminhos mal trilhados e faça justiça não somente à sua gloriosa história, mas principalmente ao enorme potencial do Rio de Janeiro, em diferentes segmentos.
O Reviver Centro é um plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central do Rio. O maior objetivo do plano é atrair novos moradores, aproveitando as construções existentes e terrenos que estão vazios há décadas em uma região da cidade com infraestrutura e patrimônios culturais de sobra. A criação de novas áreas verdes, estímulo à mobilidade urbana limpa e ativação do espaço público através da arte também fazem parte do projeto.