Em viagem à Barcelona, na Espanha, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) apresentou a empresários locais oportunidades de negócios no Estado do Rio de Janeiro. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (15), no âmbito do evento Frente Nacional de Prefeitos (FNP). De acordo com o governador, o encontro cumpriu o objetivo relacionado ao intercâmbio de experiências e à promoção de atividades econômicas entre os dois países.
Durante o encontro, Castro fez ainda um balanço sobre as condições econômicas do Estado do Rio, as quais avaliou como positivas diante do cenário difícil da última década. “Nos últimos meses, colocamos as contas em dia e aumentamos a capacidade de investimento, com a Lei Orçamentária sem déficit em 2022 pela primeira vez em sete anos, previsão de superávit histórico em 2022 e negociação de dívida com a União. O resultado é mais investimento, com atração de grandes empresas, como a Amazon”, destacou.
O governador do Estado fez questão de ressaltar a luta do poder público estadual na recuperação da devastação econômica gerada pela pandemia de Covid-19. Segundo Castro, 100% dos empregos extintos durante a pandemia foram recuperados, sendo que o Estado gerou 90 mil empregos com carteira assinada. Na avaliação de Cláudio Castro, a expectativa é que mais 150 mil novos postos de trabalho sejam criados nos próximos anos através dos projetos que estão sendo implementados pelo governo estadual, como o PactoRJ, que aplicará R$ 17 bilhões nos 92 municípios fluminenses.
O governador ressaltou ainda que a privatização da Cadae produziu um impacto positivo na economia do Estado e que, no decorrer dos anos, a população fluminense sentirá a melhora na qualidade do saneamento recebido. “A concessão do saneamento é reflexo de todo o esforço do governo para que o estado volte a crescer. Essa conquista, que aconteceu na véspera da minha posse, foi o sinal de um novo tempo para o Rio de Janeiro. O leilão arrecadou R$ 22,6 bilhões de outorga, e esse recurso será destinado à infraestrutura”, disse Castro.
Reunião na sede da Naturgy
Ainda nesta segunda-feira, Cláudio Castro encontrou-se com Francisco Reynes presidente mundial da Naturgy, na sede da empresa. No encontro foi discutida a ampliação da distribuição de gás natural no Rio de Janeiro, terceiro estado com o maior nível de gaseificação do Brasil.
Acompanharam Cláudio Castro em sua viagem à Espanha: os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah.