Mauricio de Sousa deu início a um projeto que, há mais de 60 anos, vem conquistando gerações, ajudando crianças e adolescentes na alfabetização e até nos ensinamentos sobre a vida. Mas não foi só nos quadrinhos que isso aconteceu. Em Laços, a primeira adaptação para os cinemas, em 2019, o roteiro cativou e emocionou muita gente. Mas dessa vez, o sentimento está ainda mais forte.
Quando a turminha não faz o dever de casa e decide fugir da escola, Mônica se machuca e eles são descobertos. Depois disso, Mônica é transferida para outro colégio em tempo integral e não consegue ver seus amigos.
O roteiro é baseado na HQ dos irmãos Cafaggi, e o diretor Daniel Rezende consegue manter o equilíbrio entre os nossos sonhos de fãs da Turma da Mônica, e construir novos com as crianças que já se apaixonam pelos personagens de Maurício. A materialização do Bairro do Limoeiro permite que o elenco se sinta muito à vontade para reproduzir o que está presente nas histórias em quadrinhos, o que eles já fizeram muito bem no primeiro filme.
Mas apesar de toda a qualidade na atuação das crianças, neste conseguimos conhecer ainda mais a maturidade profissional deles, por meio da emoção e da harmonização nas cenas.
Giulia Benite, a Mônica das telonas, falou sobre o sentimento forte durante as gravações. “Já chorei muito com o filme, vocês vão se emocionar também, relembrar a infância de vocês e para as crianças relembrar os momentos bons com os amigos, então foi muito bom pra mim reviver tudo desde antes da quarentena”, comentou a atriz.
@diariodorio Giulia Benite, a Mônica, e Gabriel Moreira, o Cascão, falam ao @diariodorio sobre o novo ##filme “Turma da Mônica: Lições” ##Cinema
? som original Diário do Rio
Prova disso é a chegada de novos personagens. Mesmo já conhecidos dos quadrinhos, o primeiro filme deu enfoque nos personagens primários. Neste, já tivemos aparições do Humberto, Do Contra, Franjinha, Marina, Milena e Tina, e essa inclusão deu muito certo. A interação entre eles foi perfeita.
Quem comentou isso à coluna foi o Gabriel Moreira, ator que dá vida ao Cascão. “Achei muito bom a turma para fazer mais companhia, e acho que a galera vai gostar muito da sintonia com os novos personagens e a turma antiga. Está muito maneira essa conexão no filme”, reforçou o adolescente.
Mas o verdadeiro carro-chefe do filme é a emoção. Não há quem tenha derramado mais lágrimas que essa fã apaixonada. O filme ensina sobre o valor da amizade e a importância de como adultos entendermos o sentimento das crianças, sem arrogância e com a compreensão de que crescer traz algumas dores, mas que as pessoas que nos rodeiam tornam tudo mais fácil.
O filme chega aos cinemas no dia 30 de dezembro.