Com o gerenciamento da Secretaria Especial de Cidadania (SECID), a Prefeitura do Rio lança o COLABORA RIO, um projeto previsto no plano estratégico da Cidade que tem como objetivo melhorar a eficiência e a governança dos projetos e ações de voluntariado da Prefeitura. No dia 22 de dezembro, equipes da SECID estarão em três pontos da cidade divulgando, informando, esclarecendo dúvidas e incentivando a adesão ao programa.
Por meio do portal, serão disponibilizadas todas as oportunidades de ações voluntárias das diferentes secretarias e órgãos. Todos os cidadãos poderão acessar e interagir com diferentes apresentações de projetos e ações já realizadas em âmbito municipal. Também será possível realizar a inscrição nos projetos ou ações que mais se identificarem.
O secretário de Cidadania, Renato Moura, ressaltou a importância do programa: “O Colabora Rio é resultado do esforço coletivo de uma equipe de profissionais que atua na Administração Pública, que acredita no voluntariado como forma de valorizar o trabalho e envolver a sociedade em um movimento de solidariedade”.
Vale destacar que, através do site, é possível simplificar o acesso aos programas de voluntariado, incentivar e estimular o senso de pertencimento à gestão pública.
Onde atuar?
O Serviço Voluntário será organizado com prioridade para as seguintes atividades:
a) cuidados com a gestante e com o recém-nascido;
b) prevenção ao uso de drogas e ao alcoolismo;
c) alfabetização de adultos;
d) preservação e conservação do meio ambiente;
e) defesa civil;
f) planejamento familiar;
g) educação para a paz;
h) inserção social, cidadania e direitos humanos;
i) trânsito.
O que é ser um voluntário?
O trabalho voluntário é regido pela Lei Federal 9.608/98 e Lei Municipal 2.599/97. Esse tipo de trabalho não gera vínculo empregatício, nem obrigações trabalhistas ou previdenciárias. Ou seja, qualquer pessoa pode ser voluntária através da doação de tempo, insumos e materiais, serviços e financeira.
Como se inscrever?
- 1º – Acesse o Portal Colabora Rio e escolha qual programa de voluntariado mais tem a ver com você.
- 2º – Informe-se sobre as atividades desenvolvidas pelo voluntário no Programa escolhido.
- 3º – Acesse o formulário de inscrição e preencha com as informações solicitadas.
- 4º – Pronto! É só aguardar o contato por e-mail ou celular.
Trabalhar de graça pra esse prefeito?
Vou sim!!!!
Aliás já estou lá!