RioLuz deixa quarteirão inteiro na Atlântica sem iluminação pública

Mesmo em plena alta temporada, na véspera do Réveillon, todo o calçadão da orla entre as ruas Constante Ramos e Barão de Ipanema está apagado. São pelo menos 9 postes, sendo 7 deles duplos, sem qualquer utilidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Todo o calçadão de Burle Marx, entre a Constante Ramos e a Barão de Ipanema, está às escuras. Na foto, a entrada do Hotel Pestana. Foto: Leitor Diário do Rio

Parece brincadeira, mas em plena alta temporada turística, no bairro mais turístico do Brasil, às portas de um dos hotéis 5 estrelas mais importantes da Orla de Copacabana – o Pestana Rio Atlântica – um quarteirão inteiro do calçadão de Roberto Burle Marx está, há mais de 15 dias, sem nenhum tipo de iluminação pública. Trata-se do quarteirão da Avenida Atlântica entre a rua Constante Ramos e a rua Barão de Ipanema, deixado às escuras pela RioLuz.

Não há sequer um poste funcionando no quarteirão inteiro. São dois postes históricos em ferro fundido, daqueles altos da configuração original da orla de Copacabana, e nada menos que sete postes mais baixos, cada um deles com iluminação dupla, num total de nove postes sem funcionar no mesmo bloco. Copacabana vem sofrendo com a ação de criminosos, e a falta de iluminação pública, segundo experts, é um fator que impulsiona a criminalidade, sem contar o grande número de idosos que reside na região.

Gerente do tradicional Edifício Lellis, Adriano Silva disse que já protocolizou diversas vezes a reclamação, nas últimas semanas. “Mato a cobra e mostro o pau: o último protocolo foi ontem, RIO-24188203-6. Copacabana está abandonada. Isso com certeza foi cracudo roubando fios pra poder vender para aquelas kombis que compram metal a peso.” Para ele, o bairro vem sofrendo com furto de metais de todo o tipo, e o grande número de ferros velhos que coletam com caminhões e kombis o que é furtado pelos criminosos, só facilita a situação.

Um projeto do vereador Dr. João Ricardo (PSC) pretende proibir a concessão de alvarás para ferros velhos em áreas residenciais, na tentativa de diminuir a receptação de fios, cabos, e outros objetos furtados por estes estabelecimentos.

Advertisement

Atualização 30/12

A Rioluz informa que encaminhou uma equipe ao local assim que soube do ocorrido. A equipe identificou que se tratava de uma ação de vandalismo, providenciou imediatamente os reparos e o circuito foi normalizado. A companhia reitera que a  Prefeitura tem um canal oficial de atendimento ao Cidadão, o 1746. Por meio deste número, a população pode fazer queixas e solicitações de reparos para os mais diversos problemas. A Rioluz esclarece que o programa Luz Maravilha, que prevê a modernização de todos os pontos de iluminação pública da cidade até 2022, concluiu as intervenções na Avenida Atlântica especialmente para o réveillon. Além da substituição de projetores e luminárias da orla e do canteiro central por LED, foram realizadas pintura e substituições de postes por modelos de fibra.  A empresa detalha que quatro equipes estarão de plantão no local na virada do ano, entre as 17h do dia 31 e as 6h do dia 1o de janeiro, para atuar caso seja necessário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RioLuz deixa quarteirão inteiro na Atlântica sem iluminação pública
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui