O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio, Chicão Bulhões, tem um projeto de trazer uma nova Bolsa de Valores para o Rio de Janeiro. O projeto não é competir com a Bovespa, que seria uma insanidade, mas sim ter uma bolsa focada na economia de baixo carbono e na negociação de ativos verdes. O mercado de ativos financeiros com apelo ambiental movimenta mais de US$ 30 trilhões e a expectativa é de alcançar US$ 53 trilhões até 2025 — quando um terço dos ativos sob gestão terão algum tipo de apelo ESG (ambiental, social e de governança).
O primeiro passo já foi dado: a AirCarbon Exchange, plataforma de negociação de créditos de carbono sediada em Cingapura, inicia sua operação no Brasil no primeiro semestre de 2022. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.
Serão realizados no Brasil leilões de 10 milhões de toneladas de créditos originados em 30 projetos verdes nacionais, desde geradoras de energia limpa até a conservação de florestas. A AirCarbon Exchange tem seu escritório no Rio de Janeiro, em parceria com a brasileira BlockC, criada há um ano por dois americanos com experiência em implementar mercados de commodities e bolsas de valores na Ásia.
Para Chicão, “O ano já começou com ótimas notícias para os cariocas: nosso projeto de Bolsa Verde está a todo o vapor! Esse é mais um passo rumo à retomada do protagonismo do Rio no mercado de capitais e da economia verde em nosso país!“.
Parabéns!
O Rio de Janeiro merece volta a ser protagonista nesse país!
O próximo passo é federalizar a cidade e assim, reformular essa polícia militar e consequentemente quebrar as pernas da milícia e tráfico de uma vez só!
Torcendo para consertaram onrumo da história do Rio de do Brasil!
Uma cidade suja, que não possui lixeiras, um grande exemplo disso é o bairro do Catete! Quer economia verde?!? Uma piada de mal gosto do prefeito festeiro que o povo de Maricá nunca esquecerá aquela ligação para um ex-presidiário falando que esse município era uma m@#$%… Parabéns pela hipocrisia! \0/
Que seja somente o primeiro passo para a antiga capital recuperar a sua principal essência, que é ser centro financeiro, ou seja, que venha após a bolsa verde, uma nova bolsa de valores concorrente da B3 na cidade….
Outro passo importante é trazer pra cidade um novo conglomerado de mídia com sede no Rio, como foi a antiga manchete e o grupo JB…
Chega da paulistinizaçao da cultura nacional…
Viva o meu amado Rio de Janeiro