Crítica – O Beco do Pesadelo

Com reflexões sombrias e monstruosas, Guillermo del Toro retorna aos cinemas como diretor com “O Beco do Pesadelo”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O premiado diretor Guillermo del Toro (A Forma da Água e O Labirinto do Fauno) chega mais uma vez aos cinemas com reflexões sobre a vida por meio do místico e da fantasia. O filme O Beco do Pesadelo, adaptado do livro “Nightmare Alley”, traz a história do rapaz solitário Stanton Carlisle que, ao conhecer um grupo de circo, passa a trabalhar com eles e aprender técnicas de manipulação e truques.

Interpretado por Bradley Cooper, Stanton mostra a sede por poder e atenção crescer gradativamente, enquanto ele percebe a capacidade de ganhar dinheiro por meio da fragilidade humana. Apesar dessas atitudes aparentarem força, o personagem é extremamente sensível e com problemas pessoais e familiares que marcam seus diálogos e lembranças.

Cooper contracena com Toni Collette (Hereditário), Rooney Mara (Ela) e Cate Blanchett (Carol), e mais uma vez parece conseguir esbanjar química com qualquer atriz com quem contracena. A dinâmica entre as personagens que passam pela vida de Stanton é realmente de tirar o chapéu. Enquanto Zeena o ajuda a enxergar o caminho pelo qual ele deve ir, Molly é quem participa da trajetória sendo o seu suporte, por fim Lilith traça o caminho para fechar a história do personagem.

Após cinco anos do lançamento do último filme de del Toro, ele mostra que vale a pena esperar mais uma obra dirigida por ele. Com elementos artísticos e monstruosos, ele cativa a atenção do espectador e dá pitadas impactantes de medo, terror e apresenta cenas inesperadas muito fortes. É possível sentir a marca sentimentalista de Guillermo del Toro por seus filmes, e isso traz ainda mais prazer em assistir. Vale reforçar que o filme não é de fácil entendimento e carece de uma leitura cheia de simbolismos e reflexões sobre a história.

Advertisement

Com uma excelente e sombria fotografia, um roteiro de arrepiar, e Willem Dafoe no elenco, O Beco do Pesadelo chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica - O Beco do Pesadelo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crítica - O Beco do Pesadelo
Avatar photo
Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui