O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas de União (TCU) pediu nesta sexta-feira, 11/2, que a corte apure os gastos da viagem oficial do secretário especial de Cultura do governo federal, Mario Frias, a Nova York (EUA). Registrada como “urgente”, a viagem aconteceu entre os dias 15 e 18 de dezembro do ano passado e custou R$ 39 mil aos cofres públicos, segundo informações do Portal da Transparência, do próprio governo federal. Frias foi acompanhado do Secretário Especial Adjunto da Cultura, Hélio Ferraz. Ao todo, o governo desembolsou R$ 78 mil.
Esse é mais um problema que o governo Bolsonaro enfrenta – entre tantos outros. Nas redes sociais, há milhares de críticas dos internautas e muitos deles questionando: “A mamata não ia acabar? Ou a mamata só aumentou?” e também “Não seria mais fácil fazer a reunião via Zoom?”, entre outras perguntas.
Entenda melhor o caso…
O motivo da viagem, de acordo com o portal, foi a discussão de um projeto audiovisual com o empresário Bruno Garcia e com o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie, amigo de infância do ex-ator. O subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, afirmou que a apuração é necessária “ante os indícios de sobreposição de interesses particulares ao interesse público, com ofensa aos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade da moralidade e da economicidade”.
Na representação ao TCU, Furtado disse que os fatos narrados pela imprensa mostram uma situação de “desrespeito ao zelo, parcimônia, eficiência e economicidade que sempre devem orientar os gastos públicos e impõe, sem dúvida, a intervenção dessa Corte de Contas”. Ele classificou a viagem como uma “verdadeira extravagância”.
Em suas redes sociais, Frias desmentiu os gastos e disse que teria como comprovar que a viagem custo menos. Mas, até o momento, não apresentou nenhuma prova para contrapor as informações oficiais do Portal da Transparência.
Era de se esperar: cruzeiro de Roberto Carlos é adiado
Agora é oficial: o cruzeiro de Roberto Carlos foi adiado em função da pandemia. O “Projeto Emoções em Alto Mar 2022”, que seria de 11 a 15 de março, no navio MSC Preziosa, foi transferido para a próxima temporada de cruzeiros, que acontecerá entre novembro e março de 2023. A data exata ainda será divulgada. A coluna já havia cantado essa bola sobre o adiamento no início de janeiro. Releembre aqui.
Casa Cor Rio 2022 promove reunião operacional
A primeira reunião operacional + brunch da Casa Cor Rio 2022 aconteceu na quarta-feira, 9/2, reunindo arquitetos, paisagistas e designers de interiores que estarão presentes na mostra. A nova edição será a partir de 12 de abril, no casarão do Instituto Brando Barbosa, no Jardim Botânico. Ari Kaye estava lá fotografando a turma!
Caetano Veloso está com tudo e não está prosa…
Caetano Veloso ganhou destaque na mais recente edição da The New Yorker, uma das principais revistas de jornalismo literário do mundo publicada pelo The New York Times. Escrito pelo jornalista Jonathan Blitzer e sob o título “Efeito Caetano: Como Caetano Veloso revolucionou o som e o espírito do Brasil”, a reportagem aborda a trajetória do músico e sua história pessoal, como a prisão durante a ditadura militar, a relação com a cidade natal de Santo Amaro (BA) e a admiração pela Bossa Nova de João Gilberto. O repórter que fez questão de frisar o status quase de entidade que Caetano tem por aqui e pelo mundo.
João Panaggio: dando cara, cor e vida ao Rio Open
O arquiteto João Panaggio, de 26 anos, assina os três lounges do Rio Open, que totalizam 3 mil m² de área, ambientados com mais de 500 móveis. Foram necessários dez caminhões para trazer as peças do acervo da Lider Interiores de Minas Gerais até o torneio de tênis. “Realizamos o trabalho em apenas três dias, parecia uma operação de guerra. Ambientei cada lounge a partir de uma paleta diferente de cores para criar uma identidade própria”, conta o jovem. O Rio Open começa neste sábado, 12/2, e segue até o dia 20/2, no Jockey Club.
Awmallev abre loja no Shopping Leblon
A Awmallev, loja de produtos naturais, saudáveis e veganos, comandada por Andreia Guimarães, armou coquetel na última quarta-feira, 9/2, para comemorar a inauguração de sua loja no Shopping Leblon. Cerca de 40 pessoas passaram por lá a convite dos RPs Léo Marcal e Gui Barros. Na foto acima, Carlos Vieira, Vania de Brito e Thais Muller. Abaixo, Cinara Leal e Ivan Mendes.
No coração e na alma dos foliões…
Dudu Nobre acaba de lançar o inédito álbum “Sambas de Exaltação RJ”, projeto audiovisual presente em todas as plataformas digitais. São 15 faixas que celebram hinos consagrados nas quadras, ensaios e desfiles de grandes escolas de samba do Carnaval carioca e que pulsam no coração e na alma dos foliões. Entre as músicas gravadas pelo cantor e compositor estão “Deusa da Passarela” (Beija-Flor), “A São Clemente vem aí”, “Portela na Avenida” e “Cartão de identidade” (Mocidade).
Fotos: Mario Frias – Reprodução Roberto Carlos – Reprodução / Reunião operacional na Casa Cor Rio 2022 – Ari Kaye / Caetano Veloso – Instagram / João Pannagio – Wall/Divulgação / Evento da Awmallev – Reginaldo Teixeira / Dudu Nobre – Reprodução
Só o que ele economizou com a farra do boi que havia da Lei Rouanet merece palmas de pé.
Querem tirar o cara a qualquer custo e de qualquer jeito… por isso!!
Isso que você está levantando são chagas que vêm da existência do Estado: governo vive gastando mal o dinheiro do povo.
Yuri Antigo querido Jornalista e Colunista!
Sempre com maravilhosas matérias?
Sério que esse é o “grande problema” do governo Bolsonaro?!? Aí daqui a pouco, a narrativa é desmantelada e buscam outra mentira kkkkkk… Aí aí… alguém acredita ainda na mídia ou pesquisa?!? Pela mídia, Bolsonaro é genocida, inclusive o relatório da CPI do covid apresentado em Haia ao meio dia, fora excluído pelo tribunal às 20hrs do mesmo dia kkkkkkkk… pelas pesquisas, ele não teria sido eleito em 2018 ou alguém esqueceu?! Inclusive Witzel, com seus meros 2% de votos nas pesquisas, sendo que quase ganhou no primeiro turno… quando a mídia vai entender que seus devaneios perante a população se encerraram?!?