Comlurb cria novas regras para a coleta de lixo especial no Rio

A medida visa desburocratizar o credenciamento de novas empresas, além de facilitar a fiscalização da cadeia de descarte de resíduos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
As novas regras vão agilizar a coleta do lixo especial / Divulgação

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) criou novas regras para o credenciamento de empresas particulares para a coleta de lixo especial. A partir de agora, o processo passará a ser menos burocrático, o que facilitará a fiscalização, além de agilizar o desempenho administrativo das instituições.

A medida resultará em impactos positivos para toda a dinâmica da coleta de lixo especial no Rio de Janeiro, uma vez que para cada tipo de lixo – resíduos da construção civil, sólidos inertes (restos de poda etc), serviços de saúde e comércio e indústria – haverá normas mais adequadas de coleta. As novas regras especificam, inclusive, os tipos de veículos indicados para o serviço, capacidade, dimensão e composição das caçambas e caixas estacionárias e sistemas de guindastes.

Antes das novas diretrizes, as mesmas regras eram aplicadas em todos os tipos de coletas, sem atenção ao destino dos resíduos, equipamentos e veículos utilizados no transporte do lixo especial.

Agora, todos os  veículos destinados à coleta seletiva de lixo devem ser equipados com  rastreadores  compatíveis  com  o  sistema de controle e fiscalização em tempo real da Comlurb. Os veículos devem contar ainda com dispositivos de drenagem e acumulação de chorume, de forma a evitar o vazamento do líquido nas ruas da cidade. Já o veículos usados na remoção de resíduos biológicos devem ser equipados com os materiais adequados em casos de acidentes.

Advertisement

Segundo a Comlurb, a destinação final do lixo deve seguir normas ambientais adequadas, além de serem realizadas em locais previamente autorizados pela Companha e órgãos ambientais. As empresas que estiverem operando fora das novas normas terão o prazo de até 90 dias para adequação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb cria novas regras para a coleta de lixo especial no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui