Invasores constroem moradia irregular em área arborizada no bairro do Flamengo

Ocupação ilegal tem chamado a atenção de quem passa pela Rua Paulo VI; por lá, foi construída uma cabana e há varal e itens de mobiliário como sofá e cadeiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ocupação ilegal na Rua Paulo VI, no Flamengo - Foto: Reprodução

Uma situação de ocupação ilegal tem chamado a atenção de quem passa pela Rua Paulo VI, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com apuração exclusiva do DIÁRIO DO RIO, em um trecho arborizado de encosta da referida via foi construída uma cabana, onde aparentemente passou a residir uma família.

Por lá, além de terem sido vistas algumas pessoas, foi instalado um varal e há itens de mobiliário como sofá e cadeiras. Segundo fontes da reportagem, ”um grande entra e sai” tem acontecido no local.

”É importante que o Poder Público atue rápido em ocupações como essa de espaços públicos, com ordenamento e assistência social. Vemos as consequências desse descaso em muitos pontos da cidade até hoje”, disse um morador da região que preferiu não se identificar.

rua paulo vi 2 Invasores constroem moradia irregular em área arborizada no bairro do Flamengo
Ocupação ilegal na Rua Paulo VI – Foto: Reprodução

O que diz a Prefeitura

Procurada para comentar o assunto, a Subprefeitura da Zona Sul, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, até o momento, não havia recebido denúncia sobre ocupação irregular na Rua Paulo VI. No entanto, mediante a situação, prometeu mobilizar os órgãos competentes visando a realização de vistoria e providências cabíveis.

”Reforçamos que construções e ocupações irregulares não serão permitidas e a Prefeitura do Rio, por meio de seus órgãos, vem realizando diversas desmobilizações e demolições de construções irregulares com o objetivo de cumprir as regras de uso do solo, preservar o meio ambiente e as pessoas”, complementou.

Em contato direto com o DIÁRIO DO RIO, o subprefeito Flávio Valle, por sua vez, destacou que, ”assim que soube da denúncia, conversou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere”, e garantiu que ”haverá uma vistoria no local para avaliar a situação e tomar as providências necessárias”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Invasores constroem moradia irregular em área arborizada no bairro do Flamengo

17 COMENTÁRIOS

  1. O que a prefeitura está esperando para desocupar a entrada do morro azul no flamengo, com barracos de oficinas de moto e martelinho de ouro, ninguém consegue dormir mais. Nem o caminhão de lixo da Comlurb consegue entrar, e os moradores não tem calçadas

  2. Invasores invadem a entrada da comunidade morro azul…uma barulheira 24h com pistolas de ar, e acelerações de motos…e au lado martelinho de ouro, em plena entrada do morro…moradores da Rua Paulo VI não tem sossego nem aos domingos…fora a comercialização de drogas na tal barbearia.

  3. A ocupação irregular e os desabrigados na rua são reflexo direto da recessão do país. Podem remediar levando essas pessoas para abrigos e derrubando os barracos mas enquanto não houver gestão no país, que traga prosperidade para o povo, a miséria seguirá galopando e as pessoas vão se virar como puderem.
    Pelo visto, solução de médio e longo prazo pra isso só quando corrigirmos o problema em Outubro

  4. Situação pior ocorre no Parque dos Três Picos, Teresópolis, área de preservação, mata nativa natural, está sendo invadida, já fizeram até rua de acesso, e a Prefeitura não faz nada, área de aclive, quando chuvas fortes chegam, desbarrancar, as casas são soterradas e aí a prefeitura e o governo ficam com a cara que ficaram em Petrópolis.

  5. A desordem com espaços públicos também está onde moro,a diferença é que colocaram treilles e barracas em uma praça pública,retiraram os brinquedos e só se ver barracas de todo tipo.
    O que mais nos revolta é que os moradores já denunciaram e não aconteceu nada,e alegam que uma certa vereadora está dando apoio nessa desordem em troca de fotos nas próximas eleições.
    O endereço é rua Isidro Rocha praça 2 no bairro vigário geral não é comunidade.

  6. Gostaria de saber qual o milagre que vocês fazem para protocolar denuncia e ser atendido. Em Bangu e Senador Camará está um caos generalizado que vai de construção irregular que avança sem parar nas últimas áreas de preservação ambiental do bairro, construção na beira dos rios, calçadas que foram transformadas em propriedade particular de comerciantes, sem contar a invasão de praças públicas e campos de futebol, além da destruição da Fazenda Histórica do Viegas. Os moradores já fizeram o possível e impossível, houve até cobertura ao vivo do caos urbano na rede Globo, porém a Prefeitura não faz absolutamente nada. O que pode ser feito. Alguém pode dar uma dica?

  7. Está cheio de cabanas do tipo de Botafogo à Glória observo quase todos os dias quando passo e vejo muito no Parque do Flamengo, nas passagens subterrâneas e mesmo aproveitando das copas das árvores.

  8. O problema dessa cidade, é que elegem políticos e governantes que fazem vista grossa de todas as irregularidades urbanas, que deterioram e enfeiam a cidade, que deveria cuidar de todo seu patrimônio natural e urbano. O Rio é uma cidade que vive do turismo e impostos, já que as indústrias fugiram daqui. É bizarro ter habitantes que ainda defendam isso, através de suas ideologias suspeitas e oportunistas. Fosse uma cidade bem cuidada e preservada, receberia dez vezes mais turistas do que recebe hoje, e traria mais empregos, economia e comércio fortes. Mas essa cidade tem muitos habitantes e políticos que pregam “quanto pior, melhor”, pois tiram sempre alguma “casquinha” desse caos.

  9. Em Guaratiba as construções irregulares crescem a luz do dia e ninguém faz nada. Não venham me dizer que a prefeitura está fazendo tudo que pode, porque aqui vem a fiscalização e nada faz, tudo segue em frente…isso quando tem fiscalização…

  10. Ontem 26.02.22 ao passar se carro na Av Pasteur vi vários elementos que me pareciam moradores de Rua fazendo um jardim o que me deu a sensação de ser uma ocupação ilegal
    Nota: é uma praça onde tem uma estátua de 1 homem tendo um cachorro de mármore branca em sua base….

  11. Como é na zona sul vocês denunciam .
    Na subida da grota funda sentido ilha lado esquerdo esta da mesma forma e em plena evolução . Depois quando as águas virem, que não reclamem..

    • Mário, não se trata de ser Z Sul. Como disse o subprefeito, tudo depende de de denúncia e, ainda segumdo ele, agora que foi denunciado eles vão tomar providências.

      Exatamente a mesma coisa aconteceu aqui em V Isabel, só que na 2i8 de Setembro, principal avenida do bairro. Depois que eu e outros moradores denunciamos, em poucos dias veio a SEOP e levou tudo (menos os cracudos, que, infelizmente, não podem ser levados involuntariamente).

      Vale lembrar que o RJ tem milhares de ruas e uma população de cerca de 7000 indigentes, logo, não dá para simplesmente pôr na conta dos fiscais. Eles não são onipresentes e dependem das denúncias para agir. Esse é o NOSSO papel como cidadãos.

  12. Obs relevante. Sou morador da área e a janela do meu AP da pra essa rua. Muitos.dos que entram e saem aí nesse local consumem crack. A atual facção criminosa que atua no Morro Azul, vende essa merd@.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui