O Instituto Rio21 analisou os dados da última edição disponível do InFOHB, informativo desenvolvido mensalmente publicada pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que apresenta indicadores de desempenho do ramo hoteleiro no país e nos principais municípios brasileiros. Essa pesquisa contou com amostra de 530 hotéis de redes associadas, sendo 30 em terras cariocas.
De acordo com o estudo, o Rio de Janeiro não ficou entre os municípios com as maiores taxas de ocupação hoteleira em dezembro de 2021. Dentre as 15 cidades analisadas, o Rio de Janeiro ficou em 9ª posição, com 59,6% das suas unidades habitacionais (UH) ocupadas nesse período. Para se ter perspectiva, Florianópolis que teve o melhor desempenho do ranking, exibiu uma taxa de 71,5%, apresentando uma diferença significativa de 11,9 pontos percentuais em relação ao Rio de Janeiro.
Ao comparar a taxa de ocupação hoteleira carioca em dezembro de 2021 com a taxade ocupação hoteleira cariocano mesmo períodohá 2 anos, nota-se que não houve mudançarelevante. Enquanto em 2019 o percentual foi de 59,9%, em 2021 esse percentual atingiu 59,6%.
De forma semelhante, a renda média por apartamento disponível (RevPAR) se manteve estável entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021. No primeiro período, a RevPar foi de R$194,2 e no segundo, R$194,0.
É esperado que o desempenho da hotelaria carioca em fevereiro de 2022 seja próximo ou melhor que o desempenho apresentado em dezembro de 2021, considerando queambos períodos possuem datas atrativas à turistas e presenciaram momentosanálogos da pandemia de COVID-19, com um elevado percentual da população com a vacinação em dia. Esperamos novas informações para realizar tal análise.