Para criar novos espaços de prática de exercícios e convivência social entre idosos solicitei à prefeitura, por intermédio da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, a implantação de Academias da Terceira Idade (ATI) em Copacabana, Rio Comprido e Tijuca.
O meu gabinete itinerante realizou levantamento em praças e parques das da cidade para verificar locais que não contam com opções específicas para idosos. Uma das áreas solicitadas para implantação da ATI é o Parque da Chacrinha, que fica na Rua Guimarães Natal, em Copacabana, ampla área de preservação ambiental, com brinquedos e outros equipamentos, frequentada por muitas crianças, jovens e idosos.
Está comprovado que o exercício físico reduz os riscos de desenvolvimento de doenças em qualquer faixa etária. As ATIs, além de garantirem acesso gratuito, facilitado e seguro à prática de exercícios para as pessoas da Terceira Idade ainda propiciam o aumento da sociabilidade, ao promoverem o convívio entre pessoas da terceira idade.
A solicitação inclui a Praça Condessa Paulo de Frontin, localizada entre a Rua Estrela, a Rua Aristides Lobo e a Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido; a Praça Roberto, localizado na Rua Van Erven em frente ao nº 615, no Morro de São Carlos; a Praça Manoel Cecílio Mendes, na Rua Dr. Satamini, localizada entre as Ruas Domício da Gama e Almirante Gavião, na Tijuca; e o Parque das Violetas, localizado ao lado da saída do Túnel Sá Freire Alvim, – entre a Rua Raul Pompéia, a Rua Sá Ferreira, em Copacabana.