Nesta segunda-feira (23), o Festival de Cinema de Vassouras promoveu a primeira exibição de um longa-metragem de animação para crianças do município. Mais de 600 alunos das redes pública e privada assistiram ao filme “Tarsilinha”, inspirado nas obras de Tarsila do Amaral, no Centro de Convenções General Severino Sombra, no centro da cidade.
A secretária municipal de Educação de Vassouras, Magda Sayão, pontuou que essa é uma grande oportunidade que a cidade de Vassouras recebe, de ter um “movimento de equidade”, uma vez que 300 ingressos foram repassados para alunos da rede municipal, e os outros 300 foram partilhados entre as escolas estaduais e privadas.
O Festival de Cinema de Gramado, que completa 50 anos em 2022, já possui um projeto chamado Educavídeo para promover o audiovisual nas escolas do município. Segundo Sayão, esse é um conceito que pode ser aplicado na educação vassourense. “A sementinha foi plantada e as oportunidades são infinitas, os nossos profissionais da educação e nossos alunos da pedagogia também estão envolvidos em todo esse movimento que tem tudo para dar certo”, reforçou a secretária.
Sessões esgotadas
Inspirado nas obras da artista brasileira Tarsila do Amaral, o longa de animação Tarsilinha traz a história de uma menina de oito anos, que tenta ajudar sua mãe a recuperar a memória, enquanto vive uma grande aventura em um universo repleto de aventuras.
A programação de todos os dias do festival é oferecida de forma gratuita ao público, mediante inscrição prévia. Os ingressos esgotaram em todas as sessões antes mesmo do início do Festival de Cinema de Vassouras. O evento foi idealizado e organizado pelo diretor Bruno Saglia e a atriz Jane Saglia.