Cine Santa Teresa: um cinema de rua que funciona regularmente no Rio de Janeiro

O cinema tem exibições de filmes todos os dias. Às terças-feiras são divulgados os filmes em cartaz na semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maju Torres

Os cinemas de rua, que já foram de grande sucesso e funcionavam em diversos locais do Rio de Janeiro, atualmente são quase extintos. Porém, poucas pessoas conhecem o Cine Santa Teresa, que há quase 20 anos funciona no bairro da região central do Rio de Janeiro. Segundo o portal “Rio e Cultura”, a primeira exibição no local ocorreu em junho de 2003, com o filme nacional “Deus é Brasileiro”.

Com o slogan “Cultura e Cidadania Através do Cinema”, o Cine Santa realiza há 15 anos um projeto oferecendo sessões gratuitas para pessoas de todas as idades. O objetivo é ampliar o acesso à cultura e ao cinema. A ação recebe grupos, escolas, ONGs, instituições, faculdades, etc.

O cinema Santa Teresa é um dos remanescentes dos cinemas de rua cariocas. De acordo com uma das fundadoras da instituição Fernando Oliveira, o Cine Santa começou como um cine clube: amantes do cinema, pessoas interessadas pelo assunto e estudantes de cinema se reuniam no bairro de Santa Teresa e assistiam a filmes fotocopiados nas dependências, no início, de uma igreja anglicana. Na época, a líder da igreja se interessou pelo projeto e acolheu a ideia dos fundadores. A exibição acontecia aos domingos e o grupo ficou por um tempo sediado na igreja. Depois, a organização conseguiu um espaço, onde até hoje é o cinema“, explicou Pedro Henrique Alves, historiador do Instituto Rio 21.

O cinema funciona regularmente, com exibições de filmes todos os dias. Toda terça-feira são divulgados os filmes em cartaz na semana. Entre os visitantes, os murais no entorno do cinema também fazem sucesso, garantindo belas fotos.

Com apenas uma sala, o Cine Santa tem um estilo aconchegante e espaço para 60 lugares. O cinema apresenta filmes de dentro e de fora do circuito: filmes hollywoodianos e filmes que são considerados mais cult ou que não são consumidos pelo grande público blockbuster“, finalizou o historiador.

Recentemente, o DIÁRIO DO RIO também contou a história do Cine Centímetro, uma réplica do Cine Metro Tijuca no distrito de Conservatória, em Valença, no Sul Fluminense. Na época, o historiador do Instituto Rio21, Pedro Henrique, falou sobre os cinemas de rua, que atualmente são raros: “Essa é uma tradição que, infelizmente, não existe mais. Alguns ainda são exceção e ainda sobrevivem”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cine Santa Teresa: um cinema de rua que funciona regularmente no Rio de Janeiro

1 COMENTÁRIO

  1. agora entendi o que significa “cinema de rua”: o tradicional, que ia muito quando era pequeno. era minha única diversão nas tardes de domingo, lá em São Paulo. rsrsrsrs

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui