Porto do Rio de Janeiro celebra 112 anos de serviço

Tecnologias estão sendo implementadas no Porto para garantir um serviço mais seguro e nesse aniversario a empresa responsável pelo porto divulga novos projetos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Porto do Rio.Gov

Nesta quarta-feira, (20/07), o Porto do Rio de Janeiro completa 112 anos e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do porto, comemora a data com diversos projetos em andamento para a melhoria da infraestrutura aquaviária e terrestre, a elevação dos níveis de segurança, além da busca de novos negócios e mais sustentabilidade.

Com as ações, a Autoridade Portuária objetiva aumentar a eficiência logística, visando o crescimento da movimentação de cargas e maior competitividade no mercado.

 Um dos projetos de Gestão Portuária diz respeito à implantação do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) no Porto do Rio de Janeiro, que também vai contemplar o Porto de Niterói, no intuito de melhorar a eficiência e a segurança nos acessos aquaviários aos portos e aperfeiçoar o controle do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara. Na 1 ª fase do projeto, a implantação de um Local Port Service (LPS) deverá estar concluída até o fim deste ano.  

Também foram iniciados os trabalhos com vistas à implantação do software de calado dinâmico ReDRAFT® para o cálculo da Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ). O sistema avalia o risco de toque da embarcação no fundo a partir da interpretação de dados meteo-oceanográficos medidos em campo e em tempo real, de previsões meteorológicas, da modelagem hidrodinâmica do porto e de levantamentos batimétricos oficiais, a fim de simular os possíveis calados seguros, auxiliar no planejamento das janelas de manobras e reduzir os custos com dragagens de manutenção.

Projetos futuros

Está em fase final de desenvolvimento pela Docas do Rio o novo Sistema de Programação Ferroviária para os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, cujo objetivo é a melhoria do processo de planejamento e da eficiência na execução das manobras, mitigando inclusive os conflitos com o modal rodoviário.

Neste mesmo contexto, mas com foco também na segurança, a companhia está finalizando os procedimentos internos para abertura de certame licitatório visando a contratação das obras de iluminação de toda a Av. Rio de Janeiro, via interna do Porto do Rio de Janeiro, que liga o Cais de São Cristóvão aos Terminais de Contêineres e de Veículos, e recebe todo o fluxo rodoviário dos portões 32 e do Caju.

Por fim, com foco na segurança, estão sendo finalizados os procedimentos internos para abertura de certame licitatório para contratação de lombadas eletrônicas para os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, no intuito de fiscalizar o cumprimento da velocidade regulamentada.

Vale ressaltar ainda que o Porto do Rio de Janeiro colabora para o desenvolvimento socioeconômico fluminense, com a geração de um total de quase R$ 250 milhões em impostos federais, estaduais e municipais, mais de 1.800 empregos diretos, além de quase 1.000 indiretos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Porto do Rio de Janeiro celebra 112 anos de serviço

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui