Na última quarta-feira, (31/08), a concessionária Águas do Rio anunciou uma nova Estação Elevatória de Esgoto no Flamengo, na Praça do Índio, Zona Sul do Rio. A Unidade de bombeamento entrará em funcionamento em setembro, ampliando a capacidade de direcionamento de efluentes para o Interceptor Oceânico (IO) e, consequentemente, para o Emissário Submarino de Ipanema.
O objetivo principal desta nova estação é contribuir para a eliminação do despejo de esgoto na Praia do Flamengo.
O novo sistema irá contar com dois conjuntos de bombas, sendo um reserva, para garantir a eficiência e segurança operacional da elevatória, e terá capacidade de destinar até 110 litros por segundo ao IO. O investimento passa de R$ 1 milhão reais.
Victor Hoff, coordenador do setor de melhorias, afirma que a quantidade de esgoto que deixará de ser lançado, por hora, no mar do Flamengo é grande. “É o equivalente a 180 mil garrafas pet, com dois litros cada”, diz Hoff ao G1.
A recuperação ambiental da Baía de Guanabara é um dos compromissos assumidos pela Águas do Rio ao assumir a concessão de saneamento básico em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro.